O bispo da Diocese de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB Nordeste 2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, recebeu a Medalha Padre Gabriel Hofstede, de Mérito Religioso. A condecoração foi concedida em ato solene pela Câmara de Vereadores de Garanhuns (PE), no último dia 11, como parte das comemorações pelos 144 anos de criação do município.
A homenagem, que demonstra o reconhecimento ao trabalho pastoral e de evangelização que dom Paulo Jackson realiza há 7 anos na Igreja local, foi proposta pelo vereador Alcindo Correia.
Trajetória
Dom Paulo nasceu em 17 de abril de 1969, em São José de Espinharas (PB). Cursou Filosofia no Instituto de Teologia de Recife e Teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba. Foi ordenado presbítero em 17 de dezembro de 1993.
Em sua caminhada sacerdotal, padre Paulo Jackson atuou como administrador de diversas paróquias da Diocese de Patos (PB) e pároco da paróquia Santo Antônio. Exerceu as funções de reitor do Seminário Propedêutico, coordenador diocesano de pastoral, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
Dom Paulo Possui mestrado em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico e doutorado em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma. Em 2012, passou a morar em Belo Horizonte, onde exerceu a função de professor da Sagrada Escritura. Também foi formador do Seminário Teológico da Diocese de Patos e administrador paroquial da paróquia Senhor Bom Jesus do Horto, na capital mineira.
Dom Paulo Jackson foi nomeado bispo da Diocese de Garanhuns pelo Papa Francisco no dia 20 de maio de 2015. A sagração episcopal aconteceu no dia 18 de julho, na Catedral Nossa Senhora da Guia, em Patos (PB), e a posse na Igreja pernambucana ocorreu no dia 23 de agosto do mesmo ano.
Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), dom Paulo Jackson foi eleito presidente da CNBB NE2 para o período de 2019 a 2022. No Regional, o bispo também preside a Comissão para a Doutrina da Fé e é o referencial para as Campanhas.