A Igreja, por meio da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 e em parceria com universidades, órgãos de governos e instituições ligadas ao sistema de Justiça, promove até domingo (12) a Copa Pernambucana dos Migrantes e Refugiados. A iniciativa inédita busca envolver brasileiros no debate sobre a migração, mas sobretudo a integração dos cidadãos estrangeiros que encontraram no Brasil a sua nova pátria.
Com o tema “Juntos somos melhores”, a Copa Pernambucana dos Migrantes e Refugiados foi lançada na quinta-feira (9), na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), no Recife. Na cerimônia, foram apresentados os uniformes das equipes envolvidas na disputa e os organizadores fizeram o sorteio do chaveamento da competição.
Antes da bola rolar na Arena de Pernambuco – um dos palcos da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014, em São Lourenço da Mata – aconteceu nesta sexta-feira (10) um ciclo de palestras, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pernambuco (OAB/PE).
A atividade aberta ao público abordou temas como a experiência pessoal dos migrantes e refugiados, o papel dos órgãos do sistema de Justiça para garantia de direitos dessas pessoas, a importância da educação no processo de integração socioeconômica e o trabalho desenvolvido por organismos internacionais e a sociedade civil no apoio aos migrantes e refugiados.
O jogo da fraternidade
Já no domingo (12), a partir das 14h, começam os jogos na Arena de Pernambuco. A abertura terá a partida feminina com jogadoras brasileiras e migrantes e refugiadas. Em seguida, entram em campo os times masculinos com nacionais de 12 países.
Os jogadores estarão reunidos sob o uniforme de quatro times representando Senegal, Angola, Benim e Venezuela, locais de origem da maioria dos participantes. Além da competição esportiva, a programação na arena contará com apresentações culturais.
A entrada para assistir aos jogos é gratuita e os ingressos podem ser obtidos on-line pela plataforma Sympla clicando aqui. Os jogos também poderão ser assistidos ao vivo pelo canal do da FPF no YouTube.
Além da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, realizam a iniciativa o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), as defensorias públicas da União (DPU) e do Estado de Pernambuco (DPPE), a OAB/PE e as universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Também estão entre os organizadores o Group d’Embassadeurs pour le Développement (GADE), Consulado Honorário da Costa do Marfim no Recife, Escritório de Assistência à Cidadania Africana em Pernambuco, Greenpeace, a Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata e o Governo do Estado de Pernambuco.
A Copa Pernambucana dos Migrantes e Refugiados conta com o apoio financeiro da OIM, Agência da ONU para as Migrações, por meio do seu projeto Oportunidades realizado com financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Além de aporte do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e da FPF.