Catedral Interativa revela histórias e curiosidades da igreja de Sant’Ana de Caicó (RN)

Na Diocese de Caicó (RN), turistas e devotos de Sant’Ana agora podem conhecer histórias e curiosidades sobre a igreja dedicada à padroeira. Com o projeto Catedral Interativa, o visitante tem acesso a 20 placas com QR Code que, por meio do celular, permite assistir a conteúdos audiovisuais sobre o templo-sede da Igreja Católica no Seridó potiguar.

O projeto é uma iniciativa do portal Caicó Criativa com patrocínio do Edital de Economia Criativa 2022 do Sebrae-RN e produção da agência Referência. O Catedral Interativa está integrado com as ações de fomento ao turismo religioso que a Diocese de Caicó vem implementando em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese) e o Sebrae-RN.

As gravações contaram com a participação de diversos pesquisadores, entre eles o padre Gleiber Dantas, sacerdote natural de Caicó. Além da origem da catedral e das imagens de Sant’Ana, são destacadas curiosidades como: as autoridades sepultadas na igreja; os bancos particulares do passado; a construção da segunda torre e outras mudanças arquitetônicas; a época em que a igreja sediava as eleições; a dimensão do território da Freguesia de Sant’Ana do Seridó, que já incluiu parte da Paraíba; e a construção do Arco do Triunfo.

“A ideia é que durante o ano inteiro, e não apenas da Festa de Sant’Ana, as pessoas possam visitar e conhecer mais sobre o nosso patrimônio, mesmo que não exista um guia ou condutor local”, afirma o produtor do Catedral Interativa, Diego Vale.

Ao todo são 20 conteúdos audiovisuais que podem ser acessados pelo celular

Fé e patrimônio

A Festa de Sant’Ana de Caicó é considerada Patrimônio Imaterial do Brasil, inscrita em 2010 no Livro das Celebrações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além do Catedral Interativa, outro projeto já tinha sido lançado em julho de 2022 com apoio do edital do Sebrae para contribuir com a salvaguarda da festividade. Foi o Álbum de Colorir lançado pela Revista Collecione, uma publicação voltada principalmente para crianças, que conta em suas páginas a história da Festa de Sant’Ana e destaca os elementos essenciais desse patrimônio cultural.

Com informações e fotos da Agência Sebrae Notícias

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo