NE2 representa Igreja Católica em evento inter-religioso e assina carta reafirmando compromisso com a cultura de paz nas eleições

O secretário da Comissão Regional Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB Nordeste 2, padre Fábio Potiguar, participou nesta quinta-feira (18) do evento Paz nas Eleições. O encontro promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reuniu, no Recife, representantes de 15 religiões, igrejas e profissões de fé, tais como católicos, evangélicos, de matriz africana, judeus, muçulmanos, espíritas, budistas e indígenas.

O objetivo do encontro, segundo a corte, foi reafirmar o apoio das lideranças religiosas na promoção da paz e na construção da democracia, sobretudo, neste período eleitoral. Segundo o presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães, esse processo civilizatório deve ter como base a discussão de ideias de forma “tolerante e fraterna”.

Além do padre Fábio Potiguar, o vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, monsenhor Luciano Brito, também representou a Igreja Católica na ocasião. “Vamos promover o sentimento de paz, sem bandeiras, sem cores, priorizando o Estado democrático de Direito, uma verdadeira democracia viva e encarnada em nós”, afirmou o monsenhor.

O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, destacou a importância de cada um respeitar escolhas e pensamentos do próximo e enfatizou o papel multiplicador das lideranças. “Não estamos falando para vocês, mas estamos falando para milhares de pessoas através de vocês”, disse o servidor.

Carta à sociedade

Ao final do encontro, como gesto simbólico do compromisso assumido em favor da democracia, os representantes das religiões e credos presentes assinaram a “Carta a Aberta à Sociedade Pernambucana Paz nas Eleições”. No texto, as lideranças reafirmam a missão de atuar em suas atividades religiosas no estímulo à construção de uma cultura de paz.

Leia a carta na íntegra:

Carta a Aberta à Sociedade Pernambucana pela Paz nas Eleições

Reunidos na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, representantes da Justiça Eleitoral e das mais diversas expressões de fé, tendo em vista a aproximação da realização das Eleições Gerais de 2022, fazem uma reflexão conjunta e assinalam o compromisso comum da busca pela paz, tolerância e respeito às diferenças de ideais durante o processo eleitoral. 

A paz é a bússola da democracia e a base de todas as religiões na formação de uma sociedade fraterna. A construção da paz é um trabalho contínuo, de estímulo à solidariedade e ao reconhecimento da dimensão sagrada da nossa convivência em comunhão. Este trabalho é fundamental em todos os momentos da vida cotidiana, especialmente nesse momento cívico de escolha dos nossos representantes.

Apoiado nestes princípios, a Justiça Eleitoral e as lideranças religiosas participantes do encontro reafirmam o compromisso de trabalharem em conjunto para levarem a mensagem da cultura de paz a seus fiéis e seguidores e a estimular, de acordo com seus credos e manifestações de fé, o fortalecimento da tolerância e do respeito a todos.

Recife, 18 de agosto de 2022.

Com informações e foto do TRE-PE

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo