Arquidiocese de Olinda e Recife promove dia especial em preparação para o 18º Congresso Eucarístico Nacional

A histórica Matriz da Boa Vista, no centro do Recife, e a Igreja de Santo Antão, em Vitória de Santo Antão, estão separadas por quase 50 quilômetros. A distância geográfica será eliminada, nesta quinta-feira (28), quando as duas sedes paroquiais e outras 11 igrejas estarão vivenciando juntas a presença de Jesus na hóstia consagrada.

A iniciativa, promovida pela Arquidiocese de Olinda e Recife, faz parte de uma série de celebrações especiais em preparação para o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) que será realizado em novembro.

O dia escolhido para esse grande evento descentralizado remete ao Sacramento mais importante da Igreja Católica, a Eucaristia. Quinta-feira faz alusão à Quinta-feira Santa, dia em que, conforme às escrituras sagradas Jesus instituiu o que popularmente chama-se de “comunhão” durante a última ceia com os discípulos.

Agora, no lugar de uma serão 13 mesas (altares) – uma em cada região episcopal da arquidiocese (vicariato) -, e em vez de 12 serão milhares de fiéis reunidos em programações com Adoração ao Santíssimo, que inclui momentos de oração e louvor, e com celebração da missa. O objetivo também é mobilizar e tirar dúvidas dos católicos sobre o maior evento da Igreja que vai receber pessoas de todo o Brasil e de fora do país.

Cardeal dom Orani Tempesta no relançamento do 18º CEN, novembro de 2021

Programação

A Igreja Matriz de Santo Antônio, no Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco, realiza uma maratona de celebrações das 9h às 16h. O horário estendido permitirá que mais pessoas participem dos atos litúrgicos, aproveitando os intervalos entre um compromisso e outro para renovar a fé, fazer preces e agradecer.

Na Matriz da Boa Vista, local que atrai muitos turistas, transeuntes e comerciantes do centro, a programação também será maior, das 15h às 18h, com Adoração seguida de missa.

Na Igreja de São Paulo Apóstolo, em Jardim São Paulo, zona oeste do Recife, a Eucaristia será celebrada ao meio-dia e a Adoração ao Santíssimo, às 16h. Perto dali, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Ibura, a programação terá início às 18h com a Adoração e, logo depois, haverá missa presidida pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio da Silva.

Às 19h, as celebrações acontecerão no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição do Morro, em Casa Amarela; na Matriz dos Santos Cosme e Damião, em Igarassu Centro; Igreja de Santo Amaro, no centro de Jaboatão dos Guararapes; Matriz de Santo Antão, em Vitória de Santo Antão; e na Paróquia Santa Isabel Rainha de Portugal, no centro de Paulista.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidirá a missa na Matriz de Nossa Senhora das Graças, no Engenho do Meio, zona oeste da capital, às 19h30. No mesmo horário, haverá Celebração Eucarística na Igreja de São Lourenço Mártir, em São Lourenço da Mata; na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, Bairro Novo, Olinda; e na sede da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Ipsep, Recife.

Sobre o 18º Congresso Eucarístico Nacional

O 18º Congresso Eucarístico Nacional será realizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com dioceses e arquidioceses pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB. O evento acontecerá de 11 a 15 de novembro deste ano.

Com tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles,” o 18º CEN traz na programação as Celebrações Eucarísticas, Simpósio Teológico, Catequeses Públicas, Feira Católica, exposições e apresentações culturais.

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Cristo, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade (cf. Jo 4, 23).

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo