A Diocese de Mossoró (RN) anunciou a reabertura da Escola de Formação Missionária Padre Dário Tórboli. Após quase dois anos fechada devido à pandemia de Covid-19, a instituição acolherá, no próximo dia 12 de março, cerca de 40 missionários e missionárias.
A aula presencial será no núcleo localizado na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pau dos Ferros (RN). O bispo diocesano, dom Mariano Manzana, divulgou uma mensagem de acolhimento com os votos de um curso produtivo para os alunos.
“Desejamos que a escola ajude no protagonismo dos leigos que veem numa Igreja em Saída, como é o desejo do Papa Francisco, o compromisso sério de assumir o próprio batismo de se colocar à disposição da vida da Igreja e manifestar essa presença no meio da sociedade”, afirmou dom Mariano.
O início da retomada das atividades da escola foi marcada por uma aula virtual de boas-vindas à nova turma, transmitida pelo YouTube, no último dia 19. O encontro foi conduzido pela integrante da Equipe de Trabalho de Articulação do Programa Missionário Nacional, a missionária Luciana Santos.
Parceria
Criada em 2019, pelo Conselho Missionário Diocesano (Comidi) em parceria com a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, a Escola de Formação Missionária é dividida em dois polos: zonais Alto Oeste e Médio Oeste. O primeiro tem como núcleo Pau dos Ferros e o segundo a cidade de Mossoró, sede diocesana.
Juntos, os polos somam cerca de 100 missionários e missionárias em formação. As turmas se encontram uma vez a cada seis meses em aulas alternadas entre os polos. No segundo semestre deste ano, portanto, o encontro ocorrerá em Mossoró.
Durante um dia inteiro, os alunos participam de aulas com temáticas interdisciplinares e contam com a assessoria de padres e leigos formados em Teologia.
“Os encontros na escola são a concretização e o fortalecimento da missão do leigo na vida da comunidade, buscando o anúncio da Palavra de Deus na prática do cotidiano”, declarou a missionária Patrícia Nogueira, da Paróquia São Miguel.
Com informações da Pascom Mossoró