A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nomeou o bispo da Diocese de Caruaru (PE), dom José Ruy Gonçalves Lopes, como membro da Comissão Especial para a Proteção da Criança e do Adolescente, que será presidida pelo bispo de Joinville (SC) e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, dom Francisco Carlos Bach.
Ainda fazem parte da comissão, que foi oficialmente instituída no fim de dezembro de 2021, o bispo auxiliar de Brasília, dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, e o bispo de Santo Amaro (SP), dom José Negri.
Como assessores foram nomeados o padre Everton Fernandes Moraes; padre Tarcísio Pedro Vieira; a doutora Eliane de Carli; o doutor Hugo José Sarubbi Cysneiros Oliveira e Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos.
A Comissão Especial para a Proteção da Criança e do Adolescente
Desde 2019, após o Papa Francisco publicar um Motu Proprio que estabeleceu novos procedimentos para denunciar assédios e violências e garantir que, entre outras coisas, bispos e superiores religiosos prestem contas de suas ações, a Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente vem ganhando destaque em suas atividades e orientações para garantir o cumprimento do decreto papal.
Prova disso foi a implementação do núcleo Lux Mundi, uma parceria da Comissão Especial para a Proteção da Criança e do Adolescente, da CNBB, com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) para facilitar e possibilitar o estabelecimento de comissões nas dioceses e congregações religiosas e velar pelo bom desempenho das mesmas para a proteção das crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.
O núcleo Lux Mundi tem por objetivo acompanhar as comissões e ser referência para dúvidas em relação à aplicação dos direcionamentos indicados pelo Papa Francisco.
Com informações da CNBB Foto: Sacerdos Photo