A Diocese de Nazaré (PE) vai criar novas pastorais e coordenações diocesanas, e ampliar o trabalho dos grupos já existentes com foco na evangelização e na formação cidadã dos fiéis, a partir do ano que vem. As metas foram aprovadas na última quarta-feira (24) e constarão na versão atualizada do Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023).
O documento foi revisado com as contribuições da 21ª Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada nos dias 19 e 20 de novembro. O texto passa a contemplar ainda iniciativas ligadas ao 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) e ao Sínodo dos Bispos.
No Pilar da Caridade, as Pastorais Sociais merecerão mais atenção, segundo o texto aprovado pelo Conselho Diocesano de Pastoral (Codip). Além de organizar e articular a área, o plano prevê a elaboração de um projeto de ação social que congregue todas as iniciativas do setor.
Ainda no âmbito da Caridade, será implementada a Coordenação Diocesana da Pessoa com Deficiência com o objetivo de “acolher e inserir pessoas com deficiência na vida paroquial”. Nesse contexto, a diocese pretende iniciar com a formação de intérpretes de Libras.
Já a Pastoral dos Recicladores, atualmente restrita a algumas comunidades, será fortalecida e ampliada para todas as paróquias da Diocese de Nazaré. O mesmo acontecerá com a Pastoral da Pessoa Idosa.
Cidadania
Nas ações de promoção da cidadania, cujo propósito é “realizar atividades que unam fé e vida na descoberta de novos talentos”, a Igreja pernambucana investirá em atividades de iniciação musical para jovens e na realização de oficinas sociais e de geração de renda.
Palavra e Missão
Em atenção ao Pilar da Palavra, o Plano Diocesano de Pastoral recomenda a celebração da Palavra semanal para todas as comunidades onde não tem a Celebração Eucarística aos domingos. Aos ministros da Palavra, o documento também fomenta a prática de visita às famílias, sobretudo, em situação de luto.
Ainda segundo o texto, essas ações estarão sob responsabilidade da Coordenação Diocesana de Ministros da Palavra”, que deverá ser criada até o fim de 2022.
O bispo diocesano, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, espera que haja um redimensionando da equipe diocesana dos ministros extraordinários, de modo que ela inclua referenciais para os outros ministérios.
De acordo com o pastor, a expectativa é de que com um tempo sejam contemplados os ministérios da Palavra (MECP), Exéquias (MEE), Bênção (MEB) e da Catequese, atendendo ao motu proprio “Antiquum ministerium”, do Papa Francisco.
Na esfera missionária, a revisão do Plano Diocesano de Pastoral incluiu a importância de “despertar o espírito missionário nas crianças, adolescentes, jovens e famílias nas paróquias e comunidades”. Para isso, serão formados grupos da Infância Missionária, de famílias e da Juventude Missionária em todas as paróquias e áreas pastorais. Ao Pilar da Missão foi acrescido, ainda, a celebração do Ano Jubilar Missionário em 2022.
18º Congresso Eucarístico e Sínodo dos Bispos 2023
Em preparação para o Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que será realizado em novembro de 2022, na Arquidiocese de Olinda e Recife, a Diocese de Nazaré incorporou diretrizes ao Plano Pastoral.
Ficou determinado, então, a realização da Semana Eucarística Diocesana, em agosto do próximo ano, a celebração de missas, vigílias e adorações durante o período do evento e a execução do Hino do Congresso ao final de todas as celebrações.
Em relação ao Sínodo dos Bispos, o Plano Diocesano de Pastoral apenas alterou o cronograma da fase local, denominada “O caminho da escuta” após a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos prorrogar para 15 de agosto de 2022 o término dessa etapa.
Em breve, o documento estará disponível nos formatos impresso e digital para leigos, leigas, religiosos, religiosas e membros do clero.
Com informações e fotos da Pascom Nazaré