A Diocese de Nazaré (PE), por meio da Pastoral da Comunicação (Pascom) realizou no sábado (30) a terceira edição da Jornada Diocesana de Comunicação (Jordicom). O evento reuniu mais de 60 pessoas, que foram contempladas com momentos de espiritualidade, palestras, oficinas e debates.
“Em meio a tantos desafios que a humanidade tem vivido, somos escolhidos para estar a serviço da Palavra de Deus através da comunicação. A pandemia de alguma forma nos impulsionou para a missão”, afirmou o coordenador diocesano da Pascom, padre Samuel Santos, durante a homilia na missa de abertura do 3º Jordicom.
Após a celebração eucarística foram apresentados os responsáveis pela comunicação em cada regional da Diocese de Nazaré:
- Jarison Silva (Região Pastoral Goiana)
- Luanna Loren (Região Pastoral Limoeiro)
- Bruno Carlos (Região Pastoral Nazaré)
- Édson Aleixo (Região Pastoral Orobó)
- Rozelane Alves (Região Pastoral Surubim)
- João Firmino e Junior Vasconcellos (Região Pastoral Timbaúba)
- Maria Karolyna (Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Carpina)
Capacitação
No auditório do Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina, os agentes da comunicação paroquiais e de áreas e setores pastorais acompanharam a palestra “Evangelização Digital”. A formação foi conduzida pela publicitária e missionária da comunidade Crux Sacra, Paula Patrícia.
A convidada apresentou a missão do comunicador no ambiente ou continente digital, destacando a indispensabilidade de seu testemunho cristão para obter uma evangelização eficaz. “Esse ambiente em que estamos conectados não é só uma plataforma, é um lugar de interação. Pessoas se conectam com pessoas. A rede não é feita de fios ou wi-fi. Existem pessoas por trás das telas. Pessoas on-line, não números”, pontuou.
No período da tarde, os participantes do 3º Jordicom foram divididos em duas turmas para as oficinas de design e fotografia. As formações foram ministradas, respectivamente, por Luanna Loren e Édson Aleixo, representantes do Núcleo Diocesano de Comunicação.
O 3º Jordicom foi encerrado com uma plenária, onde os participantes puderam avaliar o encontro e propor sugestões para o fortalecimento da comunicação na Diocese de Nazaré. Nesse momento, o bispo diocesano, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, reforçou aos agentes da importância da comunicação para a Igreja local.
“Precisamos ter zelo por tudo o que nós realizamos, fazer a diferença nas nossas comunidades e paróquias. Temos que buscar mais conhecimentos e estar atentos aos cuidados necessários diante do que fazemos e utilizamos na nossa evangelização”, frisou o religioso.
Com informações e fotos da Pascom Nazaré