A Diocese de Campina Grande (PB) sediou, no domingo (24), o evento provincial em comemoração ao Dia Nacional da Juventude (DNJ). Depois de dois anos sendo realizado apenas no formato virtual, o encontro reuniu, entre jovens e padres assessores, 350 pessoas da Arquidiocese da Paraíba e das dioceses de Cajazeiras, Patos, Guarabira, além dos anfitriões.
Com o tema: “Maria partiu apressadamente: Ide amar e servir!”, o DNJ reservou à juventude uma programação variada, com apresentações artísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento, animação, pregações e a Santa Missa, que foi presidida pelo bispo de Campina Grande, dom Dulcênio Fontes de Matos.
O DNJ da Paraíba também foi transmitido ao vivo pela internet. Quem celebrou o DNJ de casa teve a oportunidade de acompanhar os workshops: Céu, inferno e purgatório, Liderança, Como lidar com as perdas, trabalhado e O jovem cristão no mundo digital.
Missa
O DNJ foi encerrado com a Celebração Eucarística. Na homilia, dom Dulcênio refletiu sobre a cura do cego Bartimeu, proposto no evangelho do 30º Domingo do Tempo Comum. Segundo o Bispo, Bartimeu não desistiu diante das dificuldades, mas com fé foi até Jesus que o curou.
Ao se dirigir aos jovens, o bispo pediu a todos que sejam presença viva e atuante no mundo, a exemplo de tantos santos que empenharam o vigor da sua juventude a viver o Evangelho: “Tornem-se reflexo do Cristo jovem e ofereçam ao mundo, aos outros jovens, o seu testemunho”, afirmou.
O religioso ainda incentivou os participantes do DNJ a serem servidores e a não guardarem a grande novidade do Cristo para si, mas proporcionar aos outros a graça do encontro com o mestre. “Entendei que amar e servir, tal como sois enviados, é facilitar o encontro dessas pessoas com Cristo, não em qualquer lugar, mas no Caminho, na Igreja. Isto é missão, isto é a urgência do Evangelho”, disse.
Com informações e fotos da Pascom Campina Grande