Acolhida e posse de dom Valdemir Ferreira, bispo de Penedo (AL), começam nesta quinta

A Diocese de Penedo (AL) e todo Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) acolhe, a partir desta quinta-feira (14), dom Valdemir Ferreira dos Santos. O novo bispo da Igreja alagoana foi nomeado no último dia 18 de agosto pelo Papa Francisco para suceder dom Valério Breda (1945-2020).

A programação de posse de dom Valdemir começa às 15h com o encontro do bispo com o clero local, na sede da cúria diocesana, que fica localizada no centro histórico de Penedo. “As 19h, o pastor se reunirá com o prefeito da cidade, Ronaldo Lopes, e outras autoridades civis, no teatro 7 de Setembro.

Na sexta-feira (15), dom Valdemir sairá em carro aberto da residência episcopal, às 15h30, em direção à Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário. Na igreja, a partir das 17h, com participação dos arcebispos e bispos da CNBB NE2, do clero, dos religiosos e das religiosas, e leigos locais, será realizada a Missa Solene de Posse do novo bispo.

A cerimônia religiosa será restrita ao público devidamente credenciado, em respeito às normas sanitárias de prevenção à Covid-19. No entanto, os fiéis poderão acompanhar a solenidade ao vivo pelo canal da Diocese de Penedo no YouTube.

Nova missão

A Diocese de Penedo foi erigida no dia 3 de abril de 1916 pelo então Papa Bento XV. O primeiro bispo foi dom Jonas de Araújo Batinga (1918-1940).

Atualmente, essa circunscrição eclesiástica é formada por 30 municípios e organizada em 38 paróquias. Dom Valdemir Ferreira dos Santos será o sétimo bispo a governar a Igreja de Penedo.

Biografia

Nascido em 30 de março de 1960, em nova Canaã (BA), dom Valdemir estudou Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG). Seus estudos de Teologia foram realizados na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado presbítero em 6 de setembro de 1987, em Ibicuí (BA).

Como padre, teve atuações como membro da equipe de Coordenação da Catequese do Regional Nordeste 3, coordenador da Pastoral Catequética na então diocese de Vitória da Conquista e coordenador da Pastoral Catequética do Sub-Regional V. Também foi professor no Instituto Diocesano de Filosofia, vice-reitor (1992-1994) e reitor (1995-1996) do Seminário Maior de Filosofia. Foi vice-presidente e depois presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (1996-1997), reitor do Seminário Propedêutico (1997), diretor da Escola de Formação Diaconal Arquidiocesana (2007), entre outras funções. Antes de sua nomeação episcopal, foi membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores, e ecônomo arquidiocesano.

Dom Valdemir foi nomeado bispo de Floriano (PI), pelo Papa Bento XVI, em 17 de março de 2010. A ordenação, com a presença do então arcebispo de Vitória da Conquista, dom Luís Gonzaga Pepeu, e de seu antecessor, dom Geraldo Lyrio Rocha, à época presidente da CNBB, ocorreu em 30 de maio daquele ano.

Em 4 de maio de 2016, foi nomeado bispo de Amargosa (BA), sendo transferido da sede de Floriano.

Seu lema episcopal é “Pasce oves meas” (Apascenta as minhas ovelhas) Jo 21,17.

Foto de capa: Diocese de Floriano (PI) | Reprodução 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo