Ápice da fé católica, a celebração da Eucaristia encerrou a 56ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB NE2. A Santa Missa de Envio foi presidida pelo bispo da Diocese de Garanhuns (PE) e presidente do Regional, dom Paulo Jackson.
A liturgia foi concelebrada pelo bispo de Caicó (RN), dom Antônio Carlos Cruz, e pelo bispo de Cajazeiras (PB), dom Francisco de Sales, vice-presidente e secretário do NE2, respectivamente.
Aos participantes da Assembleia, dom Paulo falou durante a homilia da alegria que toda presidência sentia com a realização do evento e gratos a todos “por tudo que foi construído” nesses dias intensos. A 56ª edição do encontro teve como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, e lema “Levanta-te e come. Ainda tens um caminho longo a percorrer (1Rs 19,7b)”.
“Sinodalidade não é a palavra da moda. Ou a Igreja é sinodal ou não é Igreja. A Igreja é Eucaristia e missão ou não é Igreja. Que sejamos, de fato, uma Igreja sinodal em nosso querido Regional Nordeste 2”, declarou dom Paulo.
Ao final da celebração, dom Antônio Carlos abençoou cruzes réplicas da cruz peitoral do ex-arcebispo de Olinda e Recife, um dos fundadores da CNBB e Bem-aventurado, dom Helder Camara. Cada participante, recebeu, de forma simbólica, o a pequena cruz como sinal da missionareidade. “Que possamos levar no peito esse sinal que também é de esperança”, disse o bispo.
Dom Francisco de Sales agradeceu a todos os que colaboraram direta ou indiretamente para a realização da Assembleia. “Sabemos que nada é completo ou perfeito como nós gostaríamos, mas cada um pode aperfeiçoar a construção que aqui vivemos”, finalizou.