A 56ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2 terá como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, e lema “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer” (1Rs 19,7b). O encontro deste ano será realizado de 28 a 30 de setembro, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB).
Os detalhes do evento foram discutidos, nesta quarta-feira (18), durante a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (CEP) com membros do grupo de Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDP). O encontro dos arcebispos, bispos e padres foi realizado de forma virtual, pelo Google Meet.
O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, será o primeiro palestrante da 56ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2. O religioso fará a conferência de abertura “Por uma Igreja sinodal: desafios e perspectivas“.
O bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, será o responsável pelas duas palestras do dia 29. O religioso apresentará os temas “Comunhão na Igreja: dom, caminho, sinais e entraves” e “Comunhão na Igreja: dom, caminho, sinais e entraves”.
A programação do encontro pastoral mais importante do Regional prevê ainda uma conferência de encerramento. O nome do convidado será divulgado em breve pela presidência da CNBB NE2. Haverá também a realização de grupos de trabalho, momentos de oração e celebrações da Santa Missa.
A 56ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2 será presencial, porém contará com uma participação reduzida de representantes das dioceses e arquidioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A restrição de público atende aos protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19.
Fotos: CNBB | Reprodução