“Vinde Senhor Jesus, Filho de Deus, Filho de José” será o tema da Novena de Natal 2021 preparada pelo Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2). O subsídio faz referência ao Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco, e tem seu conteúdo inspirado na Carta Apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”.
O documento foi concluído nesta sexta-feira (2) pela comissão formada por sacerdotes dos quatro estados que compõem a CNBB NE2 – Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O grupo é coordenado pelo bispo da Diocese de Caicó (RN) e vice-presidente do Regional, dom Antônio Carlos Cruz Santos.
De acordo com o monsenhor José Albérico, da Arquidiocese de Olinda e Recife, foram 13 encontros virtuais para preparar a Novena de Natal deste ano. Na nova edição, os fiéis encontrarão um roteiro de preparação para vivenciar a chegada do Menino Jesus com momentos de acolhida, leitura do Evangelho, reflexão, oração e cânticos.
Entre as novidades da Novena de Natal 2021 está a seção “Fato da Vida” que conta causos ambientados no território da CNBB NE2. As histórias ajudam a complementar a reflexão do Evangelho proposto para o dia, trazendo a experiência da Palavra de Deus para as diversas realidades do povo.
Outra iniciativa inédita será a disponibilização das letras e das melodias dos cantos sugeridos para cada encontro da Novena de Natal 2021, no YouTube. Em breve, o link será divulgado no site e nas redes sociais da CNBB NE2 e das dioceses e arquidioceses.
Gesto Concreto
A cada ano a Novena de Natal convida os fiéis a aproveitarem o momento de oração comunitária para promover um gesto concreto de solidariedade. A proposta geral é que os grupos arrecadem alimentos para doarem às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em suas comunidades.
O subsídio da CNBB NE2 também recomenda ao Povo de Deus algumas iniciativas específicas direcionadas a alguns grupos como, por exemplo, um momento de oração pelos profissionais envolvidos no controle da pandemia e uma ação de acolhimento aos que perderam algum ente querido em decorrência da Covid-19.
A expetativa é de que a Novena de Natal 2021 seja disponibilizada no último trimestre do ano. Como toda edição, os fiéis poderão adquirir o livrinho diretamente com a sua diocese ou arquidiocese.