A Pastoral da Juventude da CNBB Nordeste 2 (PJ NE2) inicia o triênio 2021-2023 com uma nova coordenação. As lideranças têm a missão de fortalecer a caminhada juvenil nas 21 dioceses do Regional, apontando novos horizontes de evangelização em Alagoas, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.
O representante da PJ NE2 na coordenação nacional da Pastoral da Juventude é Augusto Andrade, da Arquidiocese de Olinda e Recife. A coordenação regional é formada por: Daniele Rocha, Diego Augusto e Hartemys Nascimento (Natal); Giovanna Letícia (Olinda e Recife); e Rafaelle Paz (Nazaré). Já os coordenadores regionais de assessores da PJ NE2 são Ariane Idalino (Natal) e Thyago Henrick (Penedo).
“Seguimos comprometidos com as juventudes, o Regional Nordeste 2 e a construção permanente do Reino de Deus. Conscientes dos desafios que se apresentam nos tempos de hoje, mas também, das múltiplas oportunidades que se colocam diante de nós, desejamos seguir construindo um caminho sinodal com todas as igrejas particulares da 21 dioceses”, afirmou Augusto Andrade, em carta de apresentação enviada à presidência da CNBB NE2.
Planejamento
Os novos coordenadores foram eleitos durante a IV Ampliada Regional da Pastoral da Juventude, em setembro de 2020. O evento, que teve como tema “Reencontrando a comunidade, seguimos na missão de ser e fazer novidade”, teve como objetivo geral revisar a caminhada da PJ NE2, rezando as “Galileias juvenis”, apontando novos horizontes e fortalecendo o seguimento ao Cristo Jovem.
O encontro, contudo, foi resultado de sete encontros também virtuais. Ao todo, foram mais de 40 horas de reflexões, diálogos e construções coletivas que culminaram em um novo planejamento para a Igreja do Regional.
Para os próximos três anos, a PJ NE2 estabeleceu um planejamento que contempla desde o mapeamento, articulação e fortalecimento dos grupos diocesanos até a promoção de iniciativas de defesa da vida das mulheres em consonância com a Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher.
Para os eixos “espiritualidade” e “formação integral” a Pastoral da Juventude vai investir no aprofundamento dos textos bíblicos, em especial dos Evangelhos, bem como na capacitação de lideranças em torno de temas como: a Doutrina Social da Igreja, afetividade, prevenção ao suicídio e políticas públicas.
Memória histórica
Resgatar a história dos grupos de jovens em cada uma das dioceses da CNBB NE2 também está entre as prioridades para o triênio. Em sintonia com o projeto de 50 anos da PJ Nacional, a ser comemorado em 2023, a PJ NE2 pretende celebrar e resgatar a memória da pastoral.
Para este ano de 2021, está previsto 13º Encontro Regional da Pastoral da Juventude, ainda com data e local a definir. Em 2022, ano do Encontro Nacional da PJ, a PJ NE2 promoverá encontros estaduais.
>> Baixe aqui o relatório da IV Ampliada Regional da Pastoral da Juventude