CNBB NE2 realizou Seminário virtual da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) realizou o Seminário virtual de mobilização e formação da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021. O encontro virtual, promovido pela Equipe Permanente de Campanhas, contou com a participação de mais de 1.700 pessoas nos dias 10 e 11 deste mês.

O seminário foi aberto com um momento de oração seguido da execução do Hino da CFE 2021 e da leitura do Evangelho. Após a abertura, o bispo da Diocese de Garanhuns (PE) e presidente do Regional, dom Paulo Jackson Nóbrega, proferiu as palavras de boas-vindas. O religioso também é responsável pela Equipe de Campanhas da CNBB NE2.

A formação teve início a partir do tópico “VER”, conforme orienta o texto-base da campanha, sob condução do padre Egídio de Carvalho Neto, da Arquidiocese da Paraíba. O sacerdote apresentou um breve histórico das Campanhas da Fraternidade Ecumênicas já trabalhadas pela CNBB ao longo dos últimos anos. Logo depois, padre Egídio trouxe à reflexão os desafios e as realidades entorno da paz e da tolerância.

No segundo momento, o padre Pedro Igor, da Diocese de Garanhuns, apresentou no tópico “CONTEMPLAR” algumas das diversas ações sociais desenvolvidas pelas dioceses que compõem o Nordeste 2. Foram iniciativas para alimentar a alma, como transmissões ao vivo de celebrações e momentos de oração e louvor, e também para alimentar o corpo, como a distribuição de alimentos e outros itens de extrema necessidade aos mais vulneráveis.

No dia 11, dom Paulo Jackson deu continuidade ao seminário apresentando o tópico “JULGAR”. O bispo trabalhou o tema a partir do estudo do texto da Carta de São Paulo aos Efésios e à luz da nova encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti. Por fim, o padre Mathias Soares, da Arquidiocese de Natal, apresentou o “AGIR” com propostas concretas que devem ser implementadas por todos.

O Seminário virtual de mobilização e formação da CFE 2021, promovido pela CNBB NE2, está disponível no canal da Diocese de Garanhuns no YouTube (www.youtube.com/pascomgus).

CFE 2021

A CFE 2021 tem como “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14). O objetivo geral da campanha é “através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”.

Dentre os objetivos específicos da CFE 2021 estão “denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus; “promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio”; e “fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa”.

Para adquirir o material da CFE 2021 como cartaz, texto-base e Via Sacra, acesse o site das Edições CNBB.

Histórico

Campanha da Fraternidade Ecumênica tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando o que cada Igreja tem de bom.  

primeira CFE foi organizada no ano 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”. A segunda edição, em 2005 , falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”. 

Em 2010, o tema versou sobre “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.  

reflexão da CFE 2016 surgiu a partir de um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico.

https://youtu.be/XX9V_b7DZaA

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo