DNJ: Igreja no Rio Grande do Norte promove Romaria da Juventude on-line

A Diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte, realiza no próximo sábado (24) a Romaria da Juventude. O evento que marca o Dia Nacional da Juventude (DNJ), na Igreja potiguar, será on-line devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. O novo formato, contudo, permitirá uma celebração unificada com a Diocese de Caicó e a Arquidiocese de Natal.

Para possibilitar que moças e rapazes de toda província eclesiástica estejam unidos apesar do distanciamento, será promovida uma live com momentos de oração, pregação, show e missa. A transmissão começa às 17h direto da Catedral de Santa Luzia, no Facebook e YouTube da igreja-mãe de Mossoró.

A Romaria da Juventude será retransmitida pelas redes sociais das paróquias que integram as dioceses de Caicó e Mossoró e a Arquidiocese de Natal, e pela Rádio Rural Mossoró. A expectativa é de que o evento alcance cerca de 10 mil jovens, assim como acontecia em anos anteriores de maneira presencial no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, em Patu (RN).

Participam da Romaria da Juventude 2020, o bispo de Caicó e presidente da Comissão Regional Pastoral para a Juventude da CNBB NE2, dom Antônio Carlos Cruz, e o bispo de Mossoró, dom Mariano Manzana.

Tema DNJ 2020

Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17), o subsídio do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2020 quer refletir sobre a vida da juventude que é o maior dom de Deus. Nessa perspectiva, os autores dos encontros querem colocar a vida como a obra mais perfeita que Deus criou. Porque Deus é jovem e faz novas todas as coisas.

A proposta deste ano é refletir sobre as temáticas: “E a vida, o que é?/ Vida: obra e amor de Deus”; “Vós sois o agora de Deus”; “Somos UM!”. O material foi construído coletivamente e contém indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.

35 anos de história

O DNJ surgiu em 1985 (Ano Internacional da Juventude, ONU) como uma atividade permanente da CNBB que é realizada nas dioceses de todo o país. Com apoio dos pastores de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.

Para celebrar a unidade e a vida de todas as juventudes diocesanas, a cada ano, o DNJ propõe a discussão e reflexão sobre algo relacionado à vida da juventude, sempre com temas e lemas que dão sequência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade, e que nortearam as atividades permanentes da Comissão para a Juventude da CNBB.

Programação DNJ Rio Grande do Norte

17h – Acolhida

17h30 – Terço Missionário

18h – Pregação (Bispo da Diocese de Caicó – dom Antônio Carlos)

18h40 – Animação e sorteio

19h – Missa presidida por dom Mariano Manzana e concelebrada por dom Antônio Carlos e pelos padres referenciais da Juventude no Rio Grande do Norte

20h15 – Show (PJ Samba/Mossoró)

Com informações da Pascom Mossoró e do Jovens Conectados
Foto: Diocese de Mossoró/Arquivo

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo