Mês vocacional começa com ordenações de padres e diáconos na CNBB NE2

O Dia do Padre, celebrado pela Igreja na terça-feira (4) – solenidade de São João Maria Vianney, o patrono dos presbíteros – foi marcado pelo “nascimento” de novos sacerdotes no território da CNBB NE2. Ao todo, oito padres foram ordenados em três Estados: Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Na Diocese de Guarabira (PB), dom Aldemiro Sena presidiu a solenidade de ordenação na Catedral Nossa Senhora da Luz, com assembleia restrita. Devido à pandemia do novo coronavírus, apenas membros do clero e poucos familiares dos neo-sacerdotes participaram da cerimônia. Os demais fiéis acompanharam pela internet.

Em uma celebração marcada pela emoção, receberam o segundo grau do Sacramento da Ordem os jovens Rinaldo Fernandes, Felipe José da Silva, Hítalo Sidney Aquino e Damião Edmilson Gonçalves. Com a sagração dos novos presbíteros, Guarabira alcança a marca de 60 padres diocesanos.

Durante a homilia, dom Sena destacou que o sacerdote continua, após a ordenação, sob o peso da fragilidade humana, mas a graça sacramental o sustenta e o torna imagem do “Bom Pastor” que dá a vida pelo rebanho. “Nossos sacerdotes não precisam tanto de nossos elogios, mas do nosso perdão, da nossa compreensão e colaboração”, exortou o bispo.

Daelson da Silva, Hilário Dênis e José Victor foram ordenados em Umarizal (RN) | Foto: Pascom Mossoró

Distante quase 350 quilômetros de Natal, a cidade de Umarizal foi a escolhida pela Diocese de Mossoró (RN) para sediar a ordenação dos três novos membros do clero local. A igreja potiguar, que só retoma as atividades religiosas com a presença dos fiéis no próximo dia 15, abriu uma exceção para poucos familiares dos presbíteros recém-ordenados, que puderam participar da solenidade na capela de São José.

Por imposição das mãos e oração consecratória do bispo diocesano de dom Mariano Manzana, tornaram-se padres Daelson da Silva, Hilário Dênis Dantas e José Victor dos Santos. “No meu coração só gratidão a Deus fonte de toda vocação, pelos três jovens que doaram suas vidas, às famílias que os ofertaram ao Senhor, ao seminário que os preparou e aos amigos e benfeitores da campanha ‘Sou luz para o seminário’”, declarou o prelado.

Em Pernambuco, a Diocese de Salgueiro, que este ano completa uma década de criação, celebrou a ordenação de Antonio Júlio da Silva. A cerimônia solene foi presidida pelo bispo diocesano, dom Magnus Henrique Lopes, na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, em Parnamirim (PE).

Diáconos permanentes

A Diocese de Campina Grande (PB) anunciou a ordenação da primeira turma da Escola Diocesana de Formação Diaconal desde sua reabertura em 2015. Os novos diáconos permanentes receberão o primeiro grau do Sacramento da Ordem por imposição das mãos e oração consecratória de dom Dulcênio Fontes de Matos.

Nesta sexta-feira (7), será ordenado Maurício de Oliveira, na igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança (PB). No dia 14, receberão o sacramento Gleydson do Nascimento e José de Farias Filho, na Catedral Nossa Senhora da Conceição. As duas solenidades estão marcadas para as 19h.

Na última sexta-feira do mês, dia 28, dom Dulcênio ordenará diácono permanente José Dantas. A solenidade será na Matriz de São Sebastião, na cidade de Picuí (PB), às 17h30. Todas as celebrações poderão ser acompanhadas pelos fiéis pela internet.

1ª turma da Escola Diocesana de Formação Diaconal desde sua reabertura em 2015 | Foto: Pascom CG

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo