O Dia do Padre, celebrado pela Igreja na terça-feira (4) – solenidade de São João Maria Vianney, o patrono dos presbíteros – foi marcado pelo “nascimento” de novos sacerdotes no território da CNBB NE2. Ao todo, oito padres foram ordenados em três Estados: Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Na Diocese de Guarabira (PB), dom Aldemiro Sena presidiu a solenidade de ordenação na Catedral Nossa Senhora da Luz, com assembleia restrita. Devido à pandemia do novo coronavírus, apenas membros do clero e poucos familiares dos neo-sacerdotes participaram da cerimônia. Os demais fiéis acompanharam pela internet.
Em uma celebração marcada pela emoção, receberam o segundo grau do Sacramento da Ordem os jovens Rinaldo Fernandes, Felipe José da Silva, Hítalo Sidney Aquino e Damião Edmilson Gonçalves. Com a sagração dos novos presbíteros, Guarabira alcança a marca de 60 padres diocesanos.
Durante a homilia, dom Sena destacou que o sacerdote continua, após a ordenação, sob o peso da fragilidade humana, mas a graça sacramental o sustenta e o torna imagem do “Bom Pastor” que dá a vida pelo rebanho. “Nossos sacerdotes não precisam tanto de nossos elogios, mas do nosso perdão, da nossa compreensão e colaboração”, exortou o bispo.
Distante quase 350 quilômetros de Natal, a cidade de Umarizal foi a escolhida pela Diocese de Mossoró (RN) para sediar a ordenação dos três novos membros do clero local. A igreja potiguar, que só retoma as atividades religiosas com a presença dos fiéis no próximo dia 15, abriu uma exceção para poucos familiares dos presbíteros recém-ordenados, que puderam participar da solenidade na capela de São José.
Por imposição das mãos e oração consecratória do bispo diocesano de dom Mariano Manzana, tornaram-se padres Daelson da Silva, Hilário Dênis Dantas e José Victor dos Santos. “No meu coração só gratidão a Deus fonte de toda vocação, pelos três jovens que doaram suas vidas, às famílias que os ofertaram ao Senhor, ao seminário que os preparou e aos amigos e benfeitores da campanha ‘Sou luz para o seminário’”, declarou o prelado.
Em Pernambuco, a Diocese de Salgueiro, que este ano completa uma década de criação, celebrou a ordenação de Antonio Júlio da Silva. A cerimônia solene foi presidida pelo bispo diocesano, dom Magnus Henrique Lopes, na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, em Parnamirim (PE).
Diáconos permanentes
A Diocese de Campina Grande (PB) anunciou a ordenação da primeira turma da Escola Diocesana de Formação Diaconal desde sua reabertura em 2015. Os novos diáconos permanentes receberão o primeiro grau do Sacramento da Ordem por imposição das mãos e oração consecratória de dom Dulcênio Fontes de Matos.
Nesta sexta-feira (7), será ordenado Maurício de Oliveira, na igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Esperança (PB). No dia 14, receberão o sacramento Gleydson do Nascimento e José de Farias Filho, na Catedral Nossa Senhora da Conceição. As duas solenidades estão marcadas para as 19h.
Na última sexta-feira do mês, dia 28, dom Dulcênio ordenará diácono permanente José Dantas. A solenidade será na Matriz de São Sebastião, na cidade de Picuí (PB), às 17h30. Todas as celebrações poderão ser acompanhadas pelos fiéis pela internet.