Este ano, a Festa de São Lourenço, mártir e padroeiro dos diáconos, será celebrada de maneira especial. Além de encontros on-line, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a memória do santo será comemorada durante sete dias, de 3 a 10 de agosto, com uma programação que contará com a participação de diáconos e esposas de diáconos de todo o Brasil.
Os casais estão sendo convidados pela Comissão Nacional dos Diáconos (CND) a escreverem um texto com até 3.000 caracteres ou gravar um vídeo de 6 minutos. Para os homens, o depoimento deve relatar como “a vida e o martírio de São Lourenço inspira a vocação diaconal”, “quais são as alegrias e as dificuldades do ministério” e se “a vida diaconal e familiar tem ajudado na formação de futuros ministros ou despertado novas vocações diaconais”.
As esposas também poderão enviar material escrito ou audiovisual contando sua experiência de “como foi acompanhar a formação para o diaconado do esposo” e se a “sua participação no ministério diaconal e familiar do marido tem ajudado outras esposas de diáconos ou de candidatos” ao sacramento.
Os textos ou os vídeos devem ser enviados para a Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação (Enac) até o próximo dia 31 pelos e-mails [email protected] ou [email protected]. Também é possível contribuir pelo WhatsApp (11) 95869.0970.
As contribuições serão revisadas e editadas para publicação entre os dias 8 e 10 de agosto dentro da Semana São Lourenço. Junto com o material, a Enac pede que o participante autorize a tradução do conteúdo para o espanhol e publicado nos canais da Diaconando TV, emissora dos Diáconos Iberoamericanos.