“Matriarca do Sertão”, Sant’Ana é homenageada com festa on-line no RN

Pela primeira vez em 272 anos, a festa de Sant’Ana, padroeira do Seridó do Rio Grande do Norte, não contará com a multidão de fiéis na catedral dedicada à santa, igreja-mãe da Diocese de Caicó. A restrição imposta pela pandemia de Covid-19, contudo, não limitará as homenagens à avó de Jesus que se iniciam oficialmente nesta quinta (23), pelo contrário, a programação foi ampliada com fóruns e oficinas culturais.

“A fé na divina Eucaristia e a devoção à Sant’Ana nos fazem fortes na tribulação” é o tema das comemorações que começam às 19h com o hasteamento da bandeira e missa de abertura. Até o dia 2 de agosto, de segunda a sábado, haverá celebração eucarística sempre às 6h30 e às 17h, recitação do terço às 18h e novenário a partir das 19h. Todos os ritos litúrgicos serão transmitidos ao vivo pelos meios de comunicação da diocese potiguar.

Na sexta (24), ocorrerá a Missa em Ação de Graças pelo idosos, às 9h. No domingo (26), Dia de São Joaquim e da excelsa padroeira Sant’Ana, e aniversário de 4 anos da dedicação da catedral, as missas serão às 6h30, 8h30 e 17h. Após os momentos litúrgicos, a partir das 21h, haverá lives com artistas locais

“Sant’Ana como padroeira dos avós e idosos nos lembra uma parcela significativa da nossa população que é vulnerável ao vírus. O amor a Sant’Ana deverá nos levar a cuidar bem e proteger aqueles que nos precederam na caminhada dessa vida. Vivamos esse tempo difícil e desafiador como um tempo de Graça, um tempo na Graça”, afirmou o bispo de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz Santos, em mensagem aos fiéis.

Peregrinação virtual

As homenagens à Sant’Ana é uma das grandes celebrações da religiosidade nordestina. A cada ano milhares de devotos rumam em direção à cidade de Caicó para demonstrar sua devoção à mãe da Virgem Maria, em preparação para os dias oficiais de festa.

Este ano, a diocese promoveu peregrinações virtuais. Desde o dia 1º de junho os devotos de diversas partes do Brasil participaram ao vivo pela internet das missas e do novenário. A programação foi encerrada na quarta (22) com a Missa do Peregrino e apresentação musical.

“A Festa de Sant’Ana é vivenciada de uma maneira totalmente diferente, jamais imaginada por nós, seridoenses. Porém, a fé na Eucaristia e a devoção à Matriarca do Sertão, marcas indeléveis do povo sertanejo, continuam sólidas como a dos nossos antepassados”, declarou o pároco de Sant’Ana, padre Alcivan Tadeus.

Patrimônio cultural

Comemorando os 10 anos do título de Patrimônio Cultural do Brasil, certificação reconhecida pelo Iphan, haverá debates abordando a historicidade e as tradições do festejo. Um dos destaques, será o fórum “Festa de Sant’Ana de Caicó –  Patrimônio Cultural do Brasil”, nos dias 28 e 29, a partir das 8h.

O evento será gratuito com transmissão on-line no ambiente virtual da PROEx (AVA-PROEx), em parceria com a Secretaria de Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Inscrições pelo link https://doity.com.br/forum-santana.

No dia 31, o Iphan promove a oficina de Educação Patrimonial destinada aos professores do ensino fundamental da rede municipal de Caicó. A formação irá partilhar a metodologia dos inventários participativos, como possibilidade para que a própria comunidade identifique e valorize suas referências culturais.

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo