Em sintonia com a Semana do Migrante, o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) promoverá dois eventos on-line. Em ambos, serão apresentadas as experiências e discutidos os desafios dos migrantes venezuelanos acolhidos pela Igreja em Alagoas, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.
O primeiro evento será uma live com o tema “Redes de proteção e experiências de acolhida”, que ocorrerá nesta terça (16), às 17h, no Instagram @caritasregionalnordeste2. O bate-papo terá a participação da articuladora de Migração e Refúgio da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, Mona Mirella; do coordenador do Serviço Pastoral dos Migrantes da CNBB NE2, Arivaldo Sezyshta; e da migrante venezuelana Ana da Silva.
De acordo com Roberto Saraiva, membro da coordenação nacional do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), estima-se que cerca de 300 membros da tribo indígena Warao vivam atualmente no território da CNBB NE2. São homens, mulheres e crianças que fugiram da Venezuela vítimas da crise política e econômica que assola o país desde 2015.
“Temos trabalhado com a Cáritas para que todos [os migrantes] sejam devidamente assistidos, sobretudo, neste período de pandemia de Covid-19, com cestas básicas, kits de higiene a promovendo o acesso ao auxílio emergencial. Essas populações estão ainda mais vulneráveis e, por isso, um dos papéis do SPM é também provocar os poderes públicos a cumprirem com suas obrigações de socorro a essas famílias”, afirma Saraiva.
Seminário on-line
O debate sobre as ações da Igreja em favor dos migrantes será ampliado na quinta (18) com a realização de um webinar, por meio da plataforma Microsoft Teams. O evento será aberto pelo presidente nacional do SPM e bispo de Pesqueira (PE), dom José Luiz Ferreira Salles, às 16h.
Durante duas horas, representantes da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, do SPM e dos migrantes venezuelanos partilharão experiências e desafios. O webinar será encerrado às 18h com a participação do presidente da Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora e bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio da Silva.
A Semana do Migrante, que começou domingo (14) com missa na Catedral de Santa Águeda, em Pesqueira (PE), presidida por dom José Luiz Ferreira Salles, segue até o dia 21. O tema deste ano é “Migração e acolhida” e o lema “Onde está teu irmão, tua irmã?”.
35 anos do SPM
“Este ano a Semana do Migrante tem um sabor de celebração, de festa, há 35 anos nascia o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), como órgão vinculado à CNBB, já com a missão de animar e promover a Semana do Migrante todos os anos. E num gesto de fidelidade à Igreja e aos migrantes, em nenhum dos anos, por mais difícil que tenha sido, mesmo diante da falta de recursos, ou algum outro elemento, não deixamos de promover o material de mobilização desse período”, celebra Roberto Saraiva.
Ação conjunta
Este ano a Semana do Migrante acontece a partir da integração das diversas organizações que atuam no cuidado humano, na atenção pastoral e na defesa de direitos da população migrante no Brasil. Unidos, Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cáritas Brasileira, Serviço Pastoral do Migrante(SPM), em articulação com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), a Pastoral da Juventude Rural (PJR), o Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR), o Instituído Migração e Direitos Humanos (IMDH) e a Missão Paz
35ª Semana do Migrante – Programação Regional
Live – “Redes de proteção e experiências de acolhida”
Data: 16 de junho
Horário: 17h
Transmissão: Instagram @caritasregionalnordeste2
Participantes: Articuladora de Migração e Refúgio da CBNE2, Mona Mirella;
Coordenador do SPMNE, Arivaldo Sezyshta;
Migrante venezuelana, Ana da Silva.
Webinar (Seminário)
Data: 18 de junho
Horário: 16h às 18h
Transmissão: Plataforma Microsoft Teams
Programação:
16h – Abertura: Dom José Luiz Ferreira, presidente do SPM;
16h20 – Neilda Pereira, secretária regional da Cáritas Brasileira Nordeste 2;
16h40 – Roberto Saraiva, membro da coordenação do SPM Nacional;
17h – Experiência da Paraíba;
17h20 – Experiência de Pernambuco;
17h40 – Representante do povo Warao sobre experiência de acolhimento no RN;
18h – Encerramento: Dom Limacêdo Antônio da Silva, bispo Referencial da Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora.