Depois de rezar a oração do Regina Coeli o Papa Francisco recordou que nesta segunda-feira comemora-se o centenário do nascimento de São João Paulo II, em Wadowice, Polônia. Recordamo-lo com muito carinho e gratidão disse.
“Amanhã de manhã, às 7 da manhã, celebrarei a Santa Missa, que será transmitida para todo o mundo, no altar onde repousam seus restos mortais. Do Céu ele continua a interceder pelo Povo de Deus e pela paz no mundo”.
Em alguns países as celebrações litúrgicas com os fiéis foram retomadas; em outros a possibilidade está sendo considerada; na Itália, a partir desta segunda-feira a missa será celebrada com o povo. Mas, por favor, – disse o Papa continuemos com as normas, as prescrições que nos dão para proteger assim a saúde de cada um e do povo.
O Santo Padre recordou ainda que no mês de maio, é tradição em muitas paróquias celebrar as Missas da Primeira Comunhão. Claramente, por causa da pandemia, este belo momento de fé e celebração foi adiado. Francisco então enviou um pensamento afetuoso aos meninos e meninas que deveriam ter recebido a Eucaristia pela primeira vez.
“Caríssimos, convido vocês a viverem este tempo de espera como uma oportunidade para se prepararem melhor: rezando, lendo o livro de catecismo para aprofundar o conhecimento de Jesus, crescer na bondade e no serviço aos outros. Bom caminho”.
Francisco recordou ainda que teve início a semana da Laudato si, que terminará no próximo domingo, que comemora o quinto aniversário da publicação da Encíclica.
Nestes tempos de pandemia em que estamos mais conscientes da importância do cuidado da nossa casa comum, faço votos de que toda a nossa reflexão e compromisso comuns ajudem a criar e fortalecer atitudes construtivas para o cuidado da Criação.
Antes de se depedir de todos os fiéis Francisco se dirigiu à janela do apartemanto pontifício para abençoar mais uma vez os fiéis de Roma e do mundo inteiro.