Na manhã desta terça-feira (21/03), o monsenhor Luciano José Rodrigues Brito, representando o arcebispo de Olinda e Recife, recebeu na Arquidiocese o Mor Phillippe Miguete, bispo da Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara. O bispo Miguete mora na França, na região da Normandia, e representa os territórios de atuação da Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara na França, África e Brasil. O objetivo da visita é estreitar laços com a Igreja Católica no Recife e manter ativos os princípios de fraternidade ecumênica, primando pelo bom relacionamento entre os povos cristãos.
Acompanharam o encontro o diácono-guardião Carlos Beethoven, da Igreja Ortodoxa Siría de Antioquia no Recife e também membro do Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – Recife), o Abuna Isaac, secretário do Mor Phillippe Miguete, o padre Aldo Mota, da paróquia da igreja Ortodoxa Siríaca Malankara em Abreu e Lima e o padre Fábio dos Santos, integrante da Comissão de Justiça e Paz e da Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso.
Como dom Fernando Saburido se encontra em Brasília, participando de reunião do Movimento de Educação de Base, o vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, monsenhor Luciano Brito dialogou com o Mor Phillippe Miguete, bispo da Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara. O Mor Phillippe está no Recife desde o dia 16/03 e visitou locais de devoção católica, como o convento de São Félix de Cantalice, no Pina e o Recife Antigo.
No fim da manhã de hoje, o bispo da Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara teve a oportunidade de conhecer a casa-museu dom Helder Camara e a igreja das Fronteiras, no bairro do Derby. De acordo com o Mor Phillippe, a figura de dom Helder Camara é motivo de inspiração para todas as religiões, pois dom Helder era uma pessoa que fez muito pelos mais pobres.
Ao ver o dormitório de dom Helder, o bispo ficou bastante emocionado, conforme relatou o padre Fábio Santos. A Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara também desenvolve obras sociais e assistenciais na França e na África (Camarões), notadamente junto a jovens em situações de risco e vulnerabilidade social. Especialmente em Camarões, onde há comunidades e paróquias inseridas na selva, a pobreza é muito grande. As ações vão desde a formação em monastérios, desde apoio financeiro e assistência à saúde.
No Brasil, existem dois padres deste segmento religioso e um deles, o padre Aldo Mota, atua na paróquia da Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara em Abreu e Lima, região metropolitana do Recife.
A Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara, também conhecida como Igreja Ortodoxa Malankara, Igreja Ortodoxa do Oriente, é membro da família cristã das Igrejas ortodoxas orientais. A igreja é um dos vários grupos de cristãos de São Tomé a traçar suas origens até este apóstolo, que teria chegado à Índia em 52 dC, onde instituiu a igreja e sofreu o martírio no ano 72 em Mylapore (hoje cidade de Chennai), no sul da Índia.
(Fotos na Casa-museu dom Helder Camara: colaboração diácono-guardião Carlos Beethoven, da Igreja Ortodoxa Siría de Antioquia no Recife)