O patrono universal da Igreja Católica, São José, foi lembrado pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, no dia 19 de março. Pela manhã, o arcebispo metropolitano celebrou a missa solene na paróquia dedicada a São José, no bairro de Casa Caiada, Olinda. À tarde, dom Fernando dirigiu-se para Jussaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho, onde foi acolhido pelo pároco da paróquia de São josé, padre José Junior.
A paróquia de São José, em Jussaral, existe há mais de cinquenta anos e o santo é o padroeiro da localidade, que encontra-se inserida em região canavieira e tem entre a atividade agrícola a principal fonte de renda da população. Dom Fernando participou da procissão solene, que partiu da igreja matriz de São José, percorreu as ruas da localidade e teve o seu encerramento na capela de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Durante a procissão, centenas de moradores e paroquianos de Jussaral reverenciaram o santo padroeiro e entoaram cânticos para expressar a devoção ao pai adotivo de Jesus Cristo. Também acompanharam a procissão de São José, em Jussaral, o prefeito do município do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral e o presidente da Comunidade Católica Obra de Maria, Gilberto Barbosa.
Na Missa solene de São José, celebrada na capela de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, as homenagens ao padroeiro prosseguiram. Dom Fernando Saburido presidiu a missa e o pároco padre José Junior concelebrou. Em sua homilia, o arcebispo destacou as virtudes que fazem de São José o patrono universal da Igreja: a obediência, a fé e o silêncio. “São José serve de modelo a cada um de nós.” O padre José Junior agradeceu aos paroquianos e às caravanas que tanto colaboraram para o êxito da festa de São José em Jussaral.
Após a missa, Gilberto Barbosa, da Comunidade Obra de Maria, lembrou que está articulando esforços para atender ao clamor do povo de Jussaral, que tem entre os seus principais desafios conseguir emprego para a Juventude da localidade e também conseguir melhorar a oferta de abastecimento de água potável. Para encerrar as festividades, a Orquestra Criança Ciadadã do município de Ipojuca fez uma apresentação musical no interior da igreja a encantou aos presentes.
(Pascom Arquidiocese)
Fonte: http://www.arquidioceseolindarecife.org/2018/03/dom-fernando-celebra-em-sua-terra-natal-solenidade-de-sao-jose/