II Encontro da Articulação Nordeste da Economia de Francisco e Clara será neste fim de semana, na Arquidiocese de Olinda e Recife

Lideranças da Igreja, da sociedade civil organizada e representantes da academia estarão reunidos neste fim de semana, de 4 a 6 de agosto, no II Encontro da Articulação Nordeste da Economia de Francisco e Clara. O evento será realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) e terá conferências, rodas de diálogo, celebração da Santa Missa e lançamento de livro.

O objetivo do II Encontro da Articulação Nordeste da Economia de Francisco e Clara é construir uma rede de atores sociais que, a partir da conjuntura do Nordeste brasileiro, proponha iniciativas na direção de uma economia alicerçada na justiça social e ambiental. Interessados em participar podem se inscrever neste link.

Foto: Corbari/Brasil de Fato

A Economia de Francisco e Clara é uma proposta lançada pelo Papa Francisco, em 2019, especialmente para os jovens e que desafia o status quo do atual modelo econômico. Sob a inspiração do Evangelho, o Pontífice defende uma economia à serviço da vida e baseada em princípios como, por exemplo, o da ecologia integral, do bem viver, da solidariedade, da educação para todos e do desenvolvimento integral.

Os caminhos para essa economia possível estão no livro “Realmar a Economia: A economia de Francisco e Clara”, que será lançado nesta sexta-feira (4), às 16h, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife. A cerimônia acontecerá no Pavilhão Maker e marcará a abertura do II Encontro da Articulação Nordeste da Economia de Francisco e Clara.

A obra apresenta uma linguagem pastoral-popular e cria pontes entre paradigmas emergentes como o trabalho, a territorialidade, os movimentos sociais, as cidades e o Estado com a reconstrução de um novo tecido econômico baseado numa economia humana e ecológica. Fruto da parceria entre o Grupo de Reflexão e Trabalho para a Economia de Francisco e Clara da PUC Minas e a editora Paulus, o livro conta com os comentários de capa do economista Eduardo Moreira, e da teóloga da Pontíficia Comissão para a América Latina, Emilce Cuda.

Debates e momentos de espiritualidade em Olinda

Convento de São Francisco em Olinda (PE) | Foto: Fundaj/Reprodução

No sábado (5), a programação do II Encontro da Articulação Nordeste da Economia de Francisco e Clara será no Convento de São Francisco, em Olinda, a partir das 8h. Durante o dia, haverá rodas de diálogo e conferências.

O papel organizações eclesiais, sociais e acadêmicas, os desafios do presente e o futuro do Nordeste, a importância da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Consórcio Nordeste serão alguns dos temas abordados.

Para os painéis estão confirmadas as presenças da professora e economista Tânia Bacelar, do monge beneditino Marcelo Barros, da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Josineide Silveira e do professor doutor da Unicap, Degislando Nóbrega.

Ainda no sábado, às 15h, os participantes visitarão o túmulo do Servo de Deus dom Helder Camara (1909-1999), na Igreja Catedral Santíssimo Salvador do Mundo (Igreja da Sé), e às 19h será realizada uma celebração inter-religiosa, no Convento de Sã Francisco.

O domingo (6), começará com uma missa presidida, às 8h, pelo bispo auxiliar de Olinda e Recife e presidente da Comissão Regional para a Ação Sociotransformadora da CNBB Nordeste 2, dom Limacêdo Antonio da Silva.

Após a liturgia, os participantes se reunirão para debater sobre o futuro e os desafios, e propor novos encaminhamentos para a Articulação Nordeste da Economia de Francisco e Clara. Segundo a organização, será construída a Agenda de Compromissos e serão alinhadas as parcerias para a realização do I Nordestão e do I Encontro Acadêmico da Economia de Francisco e Clara.

O II Encontro da Articulação Nordeste da Economia de Francisco e Clara terminará com uma caminhada do Convento de São Francisco até a Igreja da Sé, onde será feita a oração de envio.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo