A Diocese de Campina Grande (PB) reuniu mais de 300 coordenadores paroquiais da Pastoral Familiar. O evento, realizado no último sábado (6), contou com a participação do assessor da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, padre Crispim Guimarães, que ministrou palestra sobre a importância da família e o serviço da pastoral no Brasil.
A partir do resgate histórico da atenção especial da Igreja com a família, tendo como referência documentos do Concílio de Florença, em 1439, até a Exortação Apostólica Familiaris Consortio lançada em 1981 pelo então Papa João Paulo II, que estabelece as bases para a Pastoral Familiar, padre Crispim ressaltou a urgência da promoção dos valores familiares. Segundo o assessor, “o futuro da humanidade passa pela família”.
“A Pastoral Familiar é a resposta da Igreja às dificuldades da família hoje. É um serviço de apoio à família, para que esta, a partir de sua realidade, possa existir e viver dignamente, crescer em seus relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. A Pastoral, para ser eficaz, deve atuar nas causas dos problemas”, afirmou o sacerdote.
O encontro com os agentes da Pastoral Familiar faz parte de uma série de atividades que o padre Crispim realiza na Diocese de Campina Grande. O assessor já esteve com as Equipes de Nossa Senhora, os Focolares, os membros do setor família da Renovação Carismática Católica (RCC) e com os seminaristas. O padre estará como palestrante principal na Formação Permanente do Clero que começa nesta terça-feira (9) e segue até quinta-feira (11).
Com informações e fotos da Pascom Campina Grande (PB)