Vicariato Jardim São Paulo vence Maratona Bíblica 2017

O Parque da Jaqueira, na região norte do Recife, recebeu neste sábado (30/09) a animação do encerramento da Maratona Bíblica 2017, promovido pela Livraria Paulinas e Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Animação Bíblica. Três vicariatos participaram desta fase final – arquidiocesana – que teve o seguinte resultado: 1º lugar para o Vicariato Jardim São Paulo, 2º lugar para o Vicariato Olinda e 3º lugar para o Vicariato Vitória.

Sob um estande montado em frente à capela de Nossa Senhora da Conceição das Barreiras, que está localizada dentro do Parque, as equipes se confrontaram em etapas distintas: de perguntas sobre conhecimento bíblico, de apresentação de expressões artísticas, de projetos sociais nas comunidades, e de arrecadação de bíblias e obras de arte.

“Muito me alegrou saber que, dentro dessa iniciativa bonita de fazer a Maratona Bíblica, uma das tarefas era o recolhimento de obras de arte para um leilão em favor da Fazenda da Esperança”, disse o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que foi prestigiar a final do evento no Parque da Jaqueira. O arcebispo lembrou aos participantes que no dia 30 de setembro a Igreja celebra a festa litúrgica de São Jerônimo, que colaborou incansavelmente para a divulgação da Palavra traduzindo a Bíblia do hebraico e grego para o latim durante 30 anos. “Quero agradecer também o empenho dos vicariatos e dizer que todos estão de parabéns por sua participação”, completou o arcebispo.

Entre as obras arrecadadas estavam esculturas em barro, madeira, material reciclável e pinturas. Assim como as bíblias (250 ao todo), tudo vai ser entregue solenemente na Cúria Metropolitana, em data a ser marcada entre o arcebispo e os vicariatos participantes.

Para os presentes à Maratona, o evento foi bênção de Deus. Padre Josenildo Tavares, contente por ter acolhido a fase final em território da Paróquia das Graças, onde é pároco, afirmou que “todos saíram ganhando, porque o que importa é o amor e a dedicação à Palavra de Deus”. A representante do grupo vencedor, Conceição Cruz, do Vicariato Jardim São Paulo, deu parabéns aos demais grupos participantes e afirmou que todo esforço em fazer parte da Maratona foi válido, prazeroso e edificante. “Não é somente animação, mas é crescimento de todos nós, que somos Igreja”, disse.

Esse ano, a premiação não foi para a equipe vencedora, mas para a paróquia ou vicariato à qual pertence: a realização gratuita do show “Amor Imenso”, do padre João Carlos, como uma oportunidade de o Vicariato continuar o processo de evangelização. “As músicas do padre João Carlos refletem, em sua maioria, uma passagem bíblica; elas são experiência da Palavra e vão ajudar a dar continuidade à proposta da maratona, que é a integração das pessoas em torno do conhecimento bíblico”, aponta Ir. Ivonete Kuerten, gerente da Livraria Paulinas, que esteve na organização da Maratona.

O presidente em exercício da CAP Animação Bíblica, o advogado e catequista Adelson Sobral, explica que a realização da Maratona Bíblica traz não somente a riqueza de mostrar o que se está aprendendo na comunidade, mas também promove a integração entre paróquias e pastorais. Sobre a entrega das bíblias à comunidade carcerária, Adelson diz que a parceria com a Pastoral Carcerária tem dado certo. “A CAP Animação Bíblica tem aumentado o número de pessoas na missão para disseminar a semente da Palavra de Deus, principalmente àqueles presos que querem se ressocializar, e a Palavra é fundamental para trazer novo vigor a quem teve percalços na vida”, completou Adelson.

A Maratona Bíblica Arquidiocesana 2017 foi organizada em três fases: paroquial (13 a 31 de agosto), vicarial (1º a 16 de setembro) e arquidiocesana (30 de setembro).

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo