Seminaristas arquidiocesanos recebem formação da Maratona Bíblica 2017

Conforme ensina a primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses, “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida”, esta fase da Maratona Bíblica 2017 procura envolver os seminaristas arquidiocesanos no conteúdo preparatório para a vivência do Mês da Bíblia, visando a que atuem como agentes multiplicadores nas comunidades. Prosseguindo com a etapa de preparação de monitores da Maratona Bíblica 2017, que vem acontecendo desde julho na Arquidiocese de Olinda e Recife, nesta semana os seminaristas arquidiocesanos foram contemplados. No dia 10/08, uma equipe da Paulinas Livraria ministrou a formação temática no Seminário Propedêutico de Igarassu, para um grupo de 22 jovens. Na sexta-feira, 11/08, um grupo de seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Graça (seminário Maior) recebeu a formação.

Atualmente, o Seminário Maior (Várzea) conta com 53 seminaristas e o Seminário Menor (Propedêutico/Igarassu) possui 22 jovens em formação, sendo que os seminaristas fazem estágio pastoral nas paróquias dos oito vicariatos da Arquidiocese. Este é o segundo ano em que a Maratona Bíblica acontece, destacando que em 2016, o Vicariato Vitória de Santo Antão foi o grande vencedor. Um dos desafios propostos pelo regulamento da Maratona Bíblica é a arrecadação de bíblias novas, que posteriormente serão doadas aos detentos assistidos pela Pastoral Carcerária. De acordo com o seminarista Rodrigo, do Seminário Maior e que estagia na paróquia de São Francisco de Assis, em Rio Doce, Olinda, os paroquianos já estão animados, curiosos, querendo participar novamente da edição 2017 do evento.

O presidente da Comissão Pastoral para a Animação Bíblica da Arquidiocese de Olinda e Recife, Adelson Sobral, explica que todos devem se utilizar dessa evidência dada à Palavra de Deus, no mês de setembro, “para rememorar e reavivar a missão como cristãos no decorrer do ano inteiro”.

Dentre as atividades propostas para o Mês da Bíblia, estão encontros para reflexões orientadas e a realização de uma Maratona Bíblica. Para 2017, o tema foi extraído da Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos Tessalonicenses: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”.

Reflexões orientadas pela CAP Animação Bíblica serão oferecidas nas paróquias da Arquidiocese. Também a Livraria Paulinas, no centro do Recife, oferece formações para o Mês da Bíblia, com assessoria pastoral. Vicariatos ou paróquias que desejarem o curso devem contatar a Livraria pelo telefone (81) 3224.5812 ou pelo e-mail [email protected]

A Maratona Bíblica Arquidiocesana 2017 acontece organizada em três níveis: paroquial (13 a 31 de agosto), vicarial (1º a 16 de setembro) e arquidiocesana (30 de setembro), com tarefas de conhecimento bíblico, expressões criativas e arrecadação de obras de arte para realização de leilões a favor da Fazenda da Esperança. A final arquidiocesana de outubro acontecerá e, 30/09,  no Parque da Jaqueira, das 14h às 17h. Informações sobre inscrições podem ser obtidas na livraria.

(Pascom Arquidiocese)

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo