Encontro COP/CDP CNBB NE 2

0

Seguindo as atividades previstas no nosso calendário Pastoral Regional da CNBB NE 2, aconteceram nos dias 16 e 17 de maio, aqui na sede do Regional, importantes reuniões para o andamento de nossa caminhada pastoral. Foram reuniões do CEP (Conselho Episcopal Regional) e do CDP (Coordenadores Diocesanos de Pastoral).

            O Conselho Episcopal Regional (CEP), é formado por doze bispos das quatro Províncias Eclesiásticas (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), que agem como Bispos Referenciais das doze Comissões das Pastorais que integram nosso Regional. Já os Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDP), são os 21 padres que representam as 21 Dioceses que compõem o nosso Regional e que são responsáveis pelo acompanhamento pastoral nas suas respectivas Dioceses.

            Este encontro começou na manhã do dia 16/05, no salão do Tribunal Eclesiástico, com a presença dos bispos da Província de Pernambuco (composta de 10 Dioceses) e o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara com sua assessoria. Nesta ocasião, o Governador ouviu os relatos de desafios e dificuldades que a Pastoral Carcerária enfrenta, diante do desafiante sistema prisional que o Estado está vivendo; consequentemente também foi tratado do tema da “segurança pública”, e o número crescente e assustador homicídios no nosso Estado.

            Na parte da tarde do dia 16, aconteceram reuniões separadas: de um lado o grupo de bispos que compõem o CEP, e do outro os Coordenadores Diocesanos de Pastoral. Tanto o CEP como o CDP, trataram e discutiram assuntos próprios de suas missões.

            Já na manhã do dia 17/05, aconteceu a reunião conjunta dos bispos do CEP e dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral. Entre os diversos assuntos tratados nesta reunião, destacamos alguns pontos, como:

– Apresentação da caminhada pastoral das CEBS, apresentada por Dom Gabriel (bispo de Floresta), bispo referencial que acompanha as Comunidades Eclesiais de Base (CEBS).

– Partilha da 55ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu dos dias 26 de abril à 05 de maio,  em Aparecida – SP.

– Avaliação da Campanha da Fraternidade 2017 que tratou do tema e estudo dos Biomas brasileiros, e do material próprio que nosso Regional lançou.

– Também se falou e avaliou a Novena de Natal de 2016, que o nosso Regional já faz há muitos anos.

– Falou-se também, dos preparativos para a nossa 52ª Assembleia Pastoral Regional, que acontecerá em setembro, e que neste ano vai estudar a caminhada das nossas Pastorais Sociais.

           

 

 

 

 

Share.

Leave A Reply