COMIRE NE 2 REALIZOU SEMINÁRIO EM PREPARAÇÃO AO 4º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL

0

Aconteceu nos dias 21 a 23 de abril na Colônia dos Padres Salesianos em Jaboatão dos Guararapes – PE, O II SEMINÁRIO DA IGREJA DO NORDESTE 2, com o tema: Nordeste em missão: o evangelho é a alegria para uma Igreja em saída!

Contou com a participação de 122 missionários (as) representantes dos Conselhos Missionários diocesanos e paroquiais, da Infância, Adolescência, Juventude e Famílias Missionárias das 20 dioceses que compõe o regional e 14 Congregações e Institutos Religiosos Missionários.

O Pe. Edvaldo – Coordenador do COMIRE NE 2 – organizador do evento destacou que o espirito do seminário é o de celebrar a caminhada missionária no Regional a luz do Documento de Aparecida. “Que este encontro não seja só um encontro de estudo, mas também um espaço de convivência e partilha da caminhada missionária do regional. Nós precisamos aguçar a consciência missionária na Igreja que não pode ser entendida, como um departamento ou um serviço apenas”.

A programação constou de duas conferências sobre A alegria do Evangelho na perspectiva bíblica, com D. Paulo Jackson, bispo de Garanhuns-PE e a Igreja em saída: perspectiva pastoral da missão, com Pe. Anastácio Oliveira da Diocese de Iguatu-CE.

Nas oficinas temáticas contamos com a colaboração do COMINA na pessoa do secretário Pe. Sidney Dornelas e das Pontifícias Obras Missionárias através dos secretários das Obras da IAM e da Propagação da Fé – Ir. Patrícia Souza e Pe. Badacer Neto. Além do COMISE Nacional, Pe. Cornélio da Diocese de Mossoró – referência em Santas Missões Populares e o Pe. Moussa Serge Traore, Missionário de Nossa Senhora da África, da Arquidiocese de Salvador-BA.

No Painel de Experiências Missionárias foram apresentadas as experiências dos 20 anos da IAM em Ipanguaçu, Arquidiocese de Natal-RN por Artur Aquino, Lucas Ferro – Coordenador Estadual da JM em Alagoas apresentou a experiência de missão estadual da JM que envolve as três dioceses e é uma experiência consolidada da Obra da Propagação da Fé. Tivemos ainda a participação da Infância e Adolescência Missionária do Vicariato Cabo-PE realizando uma belíssima apresentação de chamada para o Congresso Missionário Nacional. Nos momentos de mística também teve destaque a memória dos profetas do Nordeste Pe. Ibiapina e D. Helder Câmara.

Na manhã do domingo o COMIRE realizou os encaminhamentos (orientações e informações) sobre o 4º CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL que se realizará de 7 a 10 de setembro de 2017 em nosso Regional. Pe Edvaldo convocou todos a se preparar para o Congresso estudando o texto base que foi distribuído para todos os participantes e suas respectivas dioceses. Em seguida enfatizou os critérios de escolha dos delegados e distribuiu a carta e a ficha de inscrição para cada diocese.

  1. Magnus Lopes – bispo referencial para a ação missionária lembrou que no término do seminário vem à alegria da saída de levar a chama de todo o trabalho realizado, para reacender o ardor em nossas paroquias e comunidades e convidou todos a rezar e ajudar na missão de formar seminaristas missionários, agradeceu ao Pe. Edvaldo que dinamiza e anima a missão no regional, e convocou toda a assembleia a partir em missão e não ficar chorando sentados na pedra do sepulcro.

A Celebração de Envio foi presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife e então presidente da CNBB no Regional, D. Fernando Saburido.

Para Randenclecio Xavier – representante das Famílias Missionárias no Rio Grande do Norte “o II Seminário Missionário teve um significado de fortalecimento no ardor missionário, fundamentado no desejo da Igreja e no apelo do Papa Francisco de “uma Igreja em Saída”. E para a Família Missionária, vem cada vez mais ser uma resposta as necessidades atuais de anunciar a boa notícia para todos. No desejo de responder o SIM a esse chamado do próprio mestre Jesus”.

“O seminário missionário ajudou aos participantes a entenderem missão como vida partilhada, como um processo que leva as comunidades a não se reduzirem a eventos, mas sim a processos que motivam uma Igreja em estado permanente de missão. O fortalecimento da Juventude Missionária no regional, demonstrado também pela presença expressiva no seminário, sinaliza o dinamismo e a preocupação das Igrejas particulares com a evangelização das juventudes diante de um mundo secularizado e pluricultural em constante instabilidade sociopolítica. (Lucas Ferro – Coordenador Estadual da JM em Alagoas)

Para a Ir. Samanta, Religiosa Franciscana Bernardina – Diocese de Palmares/PE o seminário trouxe “luzes de inspiração para a Vida Religiosa Consagrada, como também para toda a igreja local e nacional. Nos despertou para ir ao encontro das periferias existenciais, concretas e gritantes da sociedade e da vida eclesial. Volto pra minha diocese, paróquia, fraternidade e congregação com muito mais ardor missionário de IR e SENTIR as necessidades do povo, em especial das JUVENTUDES com que trabalho.

Secretaria do COMIRE

Fotos: Ir. Josevânia Alves

Share.

Leave A Reply