Abertura da Campanha da Fraternidade, na Arquidiocese de Natal

0

ARQUIDIOCESE DE NATAL
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FONE: (84) 3615-2800 / 2801

Arquidiocese abre Campanha da Fraternidade dia 5 de março

A Arquidiocese de Natal programou a abertura da Campanha da Fraternidade (CF) para o próximo domingo, dia 5, em três locais. Cada local contempla um dos Vicariatos territoriais da Arquidiocese.

Em nível de Vicariato Episcopal Sul, a abertura será na cidade de São Paulo do Potengi. Às 14h, acontecerá a acolhida das caravanas das paróquias da região, na entrada da cidade, seguida de caminhada, até a Praça Monsenhor Expedito, em frente a Igreja Matriz, onde será celebrada missa, às 16h, presidida pelo Vigário Episcopal Sul, Padre Severino dos Ramos Vicente.

No Vicariato Episcopal Norte, a programação acontecerá na cidade de João Câmara, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, a partir das 15 horas, com acolhida das caravanas. Às 16h, será celebrada missa, presidida pelo Vigário Episcopal Norte, Padre Josino Raimundo da Silva.

E em nível de Vicariato Episcopal Urbano, que reúne as paróquias da capital e grande Natal, a abertura da Campanha será no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, situado na Av. Prefeito Omar O’grady, no bairro do Pitimbu. A programação iniciará às 14h30, com acolhida das caravanas das paróquias, apresentações teatrais e uma reflexão sobre os biomas, feita pela professora da UFRN, Magda Guilhermina. Às 16h será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, marcando o encerramento da programação.

Origem da CF

A primeira Campanha da Fraternidade aconteceu em 1962, no município de Nísia Floresta. Na época, foi feita uma coleta, através da qual as pessoas doavam galinhas, ovos, hortaliças, frutas, e o resultado comercializado numa feira cuja renda tinha como finalidade a compra de colchões, redes, dentre outras coisas, para as famílias pobres espalhadas em treze comunidades ligadas ao município.

A segunda CF, na Quaresma de 1963, foi realizada em 25 dioceses da Região Nordeste.

Em 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumiu a Campanha e, a partir daí, ela passou a acontecer em todas as dioceses do País.

CF 2017

Neste ano, a CF tem como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e como lema: “Cultivar e guardar a criação (Gn 2, 15)”. O objetivo é alertar as pessoas para o cuidado com a criação, de modo especial com os biomas brasileiros: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa.

Mais informações

. Cacilda Medeiros – assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal – (84) 3615-2800 / 2801 / 99968-6507

. Luiza Gualberto – assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal – (84) 3615-2800 / 2801 / 99936-3663

Share.

Leave A Reply