Pascom Nordeste 2 realiza encontro anual dos coordenadores diocesanos

0

Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro os coordenadores (arqui)diocesanos da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2 realizaram o seu Encontro Presencial Anual. A reunião aconteceu na diocese de Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas e reuniu 38 pessoas de 13 das 21 (arqui)dioceses. Na ocasião, os coordenadores passaram por uma formação sobre a espiritualidade do comunicador e puderam fazer avaliações das caminhadas das Igrejas particulares e do 6º Mutirão de Comunicação.

A formação foi conduzida pelo Pe. Arimatéia Vieira, que é da diocese de Guarabira (PB) e assistente eclesiástico da Comissão de Comunicação do Regional. Ele fez toda a reflexão baseado no Diretório de Comunicação da CNBB (Doc 99), abordando os aspectos teológicos e pastorais. “Sem a espiritualidade o comunicador corre o risco de anunciar o vazio, não ser o transmissor da mensagem evangélica de Jesus. E esta não é a missão da pascom, muito pelo contrário”, pontuou.

As dioceses puderam apresentar a caminhada da pascom nas ralidades particulares. “Pedimos que cada diocese apresentasse suas atividades, dificuldades, desafios e conquistas, tudo dentro do que rege o nosso Plano de Atividades. Pudemos perceber que, de modo geral, a Pascom vem se firmando nas dioceses, tendo cada vez mais espaço e contribuindo de forma mais eficaz na evangelização”, avaliou Márcia Marques, coordenadora da Comissão de Comunicação do Regional.

MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO

A equipe da arquidiocese de Olinda e recife (PE), que sediou o 6º Muticom em outubro do ano passado, apresentou a avaliação do evento. Um recorde de público, com mais de 500 participantes na sexta edição maior evento de comunicação do Nordeste 2. “Tivemos muitas dificuldades, tivemos que correr muito em busca de apoios e patrocínios, mas conseguimos realizar um grande Muticom, com a graça de Deus”, destacou Irmã Élide Fogolari, coordenadora do 6º Muticom.espiritualidde

Ainda no clima de Mutirão, a diocese de Caruaru apresentou as primeiras ideias para o 7º Muticom. Como sede, a diocese apresentou a proposta de programação, tema e logomarca. “O Muticom será realizado em outubro de 2018, mas desde já temos um cronograma a ser seguido, para que tudo caminhe de forma tranquila. E também queremos a participação e opinião de todos os coordenadores deste regional, para que o evento seja feito em mutirão, como é a proposta desde o primeiro realizado no nordeste 2”, afirma o seminarista Jerfferson Adelino, coordenador da pascom de Caruaru.

COMISSÃO REGIONAL

A comissão Regional para a Comunicação (Pascom) do nordeste 2 tem como bispo referencial o capuchinho Dom Manoel Delson, OFMCap, bispo de Campina Grande. A coordenação é de Márcia Marques (Campina Grande), secretaria com Maria Cícera (Maceió) e o assistente eclesiástico é o Pe José de Arimateia Vieira (Guarabira).

Além do encontro presencial anual, o regional realiza reuniões virtuais periodicamente, onde os coordenadores podem manter a articulação e fortalecer a caminhada com a partilha de ideias, experiências e ajudas mútuas.

Fonte: Márcia Marques (Comissão Regional)

Márcia Marques
(83) 8836 9102 / 9952 7855
Facebook.com/MarciaMarques
@_MarciaMarques_

Skype: marciamarques10

Share.

Leave A Reply