Itapissuma festeja São Gonçalo do Amarante

0

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Antônio Tourinho Neto, celebrou neste domingo (22) a missa de encerramento da festa de São Gonçalo do Amarante, em Itapissuma, no litoral norte de Pernambuco. A missa aconteceu às cinco da tarde, na igreja matriz da Paróquia de São Gonçalo, concelebrada pelo pároco Ivan Maciel e com assistência do diácono Reginaldo Souza. O tema da festa deste ano, em sua 156ª edição, foi “Com a intercessão de São Gonçalo do Amarante, sejamos defensores da dignidade e da vida”.

A celebração marcou o encerramento do ciclo que teve início no dia oito de janeiro com a levada de São Gonçalo, por terra. No dia 10, dedicado ao santo, a Paróquia organizou uma ação solidáridat2a com distribuição de roupas, cestas básicas e brinquedos para a comunidade carente organizada, com lanche e brincadeiras para o público infantil, com apoio do Movimento Pró Criança, da Arquidiocese, e da Pastoral da Criança da Paróquia.

A famosa buscada de São Gonçalo aconteceu no dia 15 de janeiro: centenas de embarcações participaram da procissão marítima vinda da praia do Forte Orange, em Itamaracá, em direção a Itapissuma, onde milhares de fiéis aguardavam a imagem do padroeiro.

No domingo, em sua homilia, dom Antônio Tourinho afirmou que o próprio Deus fecha com chave de ouro a festa dat3de São Gonçalo. “Deus se manifestou nesta última missa, fazendo um convite irrecusável, convocando a comunidade cristã a ser portadora da luz que é Jesus Cristo, lembrando que ninguém pode dormir e cochilar diante da pressa de Deus em salvar seus filhos”, disse o bispo. E continuou dizendo que “a Igreja não é luz; a Igreja leva a contemplar a luz que é Jesus Cristo; e contemplando a luz, começa a crescer em todos a alegria da felicidade”, fazendo menção ao salmo do dia (Salmo 27) – “O Senhor é minha luz e salvação”.

A professora Lúcia Ferreira, moradora de Itapissuma, elogiou a capacidade de expressão de dom Antônio Tourinho. Para ela, a Palavra foi interpretada e esclarecida com maestria por ele. “Tenho certeza de que nosso pároco está feliz porque o bispo falou tudo o que o padre gostaria de ter falado para o povo naquele momento”, comentou a paroquiana

Em suas palavras de agradecimento, o pároco, padre Ivan Maciel, citou Santo Irineu: “Onde está o bispo, aí está a Igreja”. O pároco agradeceu o amor de pai que o bispo auxiliar demonstra pelos padres da Arquidiocese, dando-lhe os parabéns pela brilhante homilia. “Com simplicidade e profundeza, sua presença iluminou, como Jesus, essa comunidade, trazendo-nos alegria e revigorando-nos com o alimento do céu, através da Palavra e da Eucaristia”, afirmou padre Ivan.

À noite, após a missa, uma procissão com a imagem de São Gonçalo percorreu as principais ruas da cidade. A festa seguiu até meia-noite, com show do padre Neto Feitosa, bingo do padroeiro, ciranda de Lia de Itamaracá e queima do painel do padroeiro.

Pascom AOR

Share.

Leave A Reply