Após ordenação, padre Bartolomeu preside primeira Missa em União dos Palmares

0

O mais novo sacerdote da Arquidiocese de Maceió, padre Bartolomeu Anselmo, presidiu a primeira Missa após a Ordenação Sacerdotal. A celebração aconteceu, nesta terça-feira (20), na Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, em União dos Palmares. O neo-sacerdote foi ordenado, na segunda (19), na Paróquia Santo Antônio, em Maragogi.

Familiares e amigos do novo presbítero, além dos fiéis da comunidade, participaram da Santa Missa. O desejo do padre era de celebrar no Cemitério Municipal Campo Santo Palmares, no túmulo de sua mãe, Ivanilda Ferreira, mas, por causa da chuva, a Missa foi transferida para a Matriz.
Os padres Márcio Roberto, Frei Severino Ramos, Cícero Lenisvaldo e Antonio Alves Junior concelebraram com o neo-sacerdote. O diácono Jarbas Alves também participou da Missa.

A ordenação

A Cerimônia de Ordenação Presbiteral aconteceu na Praça Santo Antônio, em Maragogi, na noite da segunda-feira (19). Pelas mãos de dom Antonio Muniz Fernandes, O.Carm., o então diácono Bartolomeu Anselmo foi ordenado sacerdote da Igreja. Dezenas de padres da Arquidiocese de Maceió participaram do rito de ordenação.

Durante a homilia, o arcebispo de Maceió fez várias recomendações ao neo-sacerdote. “Seja um padre, principalmente, para anunciar Jesus Cristo; esteja sempre ao lado dos mais pobres e necessitados; nada faça por dinheiro e mantenha distância de conversas que não ajudam em nada”, orientou dom Antonio. “Peço, também, que os demais padres o ajudem para que o novo padre não passe por situações desagradáveis”.

15645056_1297601360304220_2033612162_nA primeira bênção do novo padre foi dada ao pai, Pedro Anselmo, após o rito da imposição das mãos do arcebispo sobre a cabeça do candidato ao sacerdócio, a unção e o enlace das mãos do neo-sacerdote. O tema escolhido por ele para a vida sacerdotal são as palavras de São Paulo aos Coríntios: “Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. Ai de mim se não anunciar o Evangelho”.

Emocionado, padre Bartolomeu fez agradecimentos a todos os que contribuíram com a sua caminhada e homenageou a sua mãe, Ivanilda Ferreira de Lima, que faleceu em 2014 quando ele ainda estava no seminário.

“Tenho que viver conforme os mandamentos de Deus e as últimas frases últimas de minha mãe. De muitas conversas que tivemos só posso vos dize15608699_1297596920304664_591526070_or três frases que devo viver intensamente, são elas: ‘cuide de seu pai, realize os casamentos e seja um bom padre'”, lembrou o presbítero. “Se não fosse a educação transmitida por ela, eu hoje não estaria aqui”.

O novo padre

O padre Bartolomeu Anselmo de Lima nasceu em 16 de janeiro de 1984 na cidade de São Paulo e viveu a juventude na cidade de União dos Palmares. Aos 23 anos, ingressou no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, em Maceió. Foi ordenado diácono em 2015 e realizou estágio pastoral na Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes, em Rocha Cavalcante, distrito de União dos Palmares, e na Paróquia Santo Antônio, em Maragogi.

Pastoral da Comunicação
Arquidiocese de Maceió
Telefone: (82) 3326-5458
Acompanhe as notícias: Portal / Facebook / Instagram
Share.

Leave A Reply