Projeto Anjos da Pastoral no Controle Social da Hanseníase é lançado no Morro da Conceição

0

A ação engloba 17 Paróquias do Recife e visa realizar ações solidárias, de educação em saúde, e participação social, para fortalecer a luta contra a hanseníase

 A Pastoral da Saúde Nordeste 2 (AL, PE, PB, RN) em parceria com o Ministério da Saúde e a Prefeitura do Recife lançou nesta sexta-feira (2), o Projeto Anjos da Pastoral no Controle Social da Hanseníase. O pontapé inicial da ação ocorreu no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, onde foi instalada a “Tenda da Mancha” e inaugurado a Ouvidoria Popular do projeto.

Com a participação de médicos e técnicos da área da saúde, além de autoridades como o Arcebispo de Olinda e Recife (AOR), Dom Fernando Saburido, o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Barros e a representante Regional do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Elani foram atendidas cerca de 100 pessoas, no local, e identificados dois casos de hanseníases.

Para a representante o Ministério da Saúde, Maria de Fátima Elani, o projeto se diferencia por conseguir identificar e beneficiar às pessoas mais carentes. “Com a capacidade de abranger a população mais carente isso é muito importante porque a saúde no Brasil está muito deficiente. Então, com a ajuda de todos esses projetos que identificam, de fato, às pessoas que mais necessitam, trazem a elas a situação de realmente resolver as questões mais básicas da saúde”, enfatizou.

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido elogiou a iniciativa e reforçou que é de cunho episcopal. “É muito importante esse gesto, essa parceria entre o Governo Federal e Municipal para podermos ajudar os nossos irmãos mais necessitados. Então, quero parabenizar toda a equipe que está empenhada, porque este evento é regional, pois, não só abrange a Arquidiocese de Olinda e Recife, mas toda a região episcopal, na qual estamos inseridos”, enalteceu o bispo.

De acordo com o coordenador da Pastoral da Saúde NE2, Vandson Holanda, a iniciativa irá percorrer Paróquias do Recife com o objetivo de realizar ações solidárias, de educação em saúde e participação sócia, para fortalecer a luta contra a hanseníase. “Esse projeto deverá ajudar às pessoas acometidas pela hanseníase a não abandonar o tratamento, bem como, vamos buscar formas de contribuir para minimizar o mal que ela causa nas comunidades carentes”, destacou.

Tenda da Mancha – Também lançada nesta sexta-feira (2), a Tenda da Mancha atuará em Paróquias do Recife e contará com o apoio de técnicos e voluntários da saúde que repassarão informações sobre o cuidado com a saúde e destaque para doenças de pele, cadastramento de pacientes e de voluntários, distribuição de materiais informativos e atendimento médico e de enfermagem.

Já a Ouvidoria Popular, que também foi inaugurada na ação, atuará como canal de comunicação e solidariedade para os acometidos pela doença através dos contatos: 81. 3877-5437 ou 8199693-9018.

Texto: Élida Maria

Assessora de Imprensa da pastoral da Saúde NE2

Fotos: Arquivo Pastoral da Saúde NE2

 

Élida Maria

Assessora de Imprensa da NE2 (AL, PE, PB e RN)

DRT 4720-PE

81.99762-8490
www.pastoraldasaudene2.org.br
(81) 3877-5437 / 3421-6075 ou Whatsapp: (81) 99693-9018

Share.

Leave A Reply