Arquidiocese encerra Ano Santo da Misericórdia neste domingo 13

0

Última oportunidade para fiéis receberem indulgência passando pela Porta Santa da Misericórdia será em Olinda e em Jaboatão no domingo

dom-se“Cada um de nós tem dentro de si coisas que pesam. Todos somos pecadores.” Com estas palavras, o Papa Francisco convida o povo católico à conversão e a passar pela Porta Santa da Misericórdia. Espelhando-se no exemplo generoso do Santo Padre, no próximo domingo (13/11, às 09h), o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido encerrará na Catedral da Sé Metropolitana, em Olinda, o Ano Santo da Misericórdia e fará o fechamento simbólico da Porta Santa, aberta por ele inicialmente em 13/12/2015.

No mesmo dia 13/11,
às 08h30, na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, na Colônia dos padres Salesianos, em Jaboatão, o Padre Sérgio Costa fará a celebração eucarística e o fechamento da Porta Santa naquele local.

 

 pg-basilica-nsraauxiliadora-from-miguel-igrejaA cerimônia na Sé Metropolitana marcará, na Arquidiocese de Olinda e Recife, o encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, Ano Santo instituído pelo Papa Francisco, período que compreende de 08/12/2015 a 20/11/2016, onde está previsto conceder o perdão àqueles que estão arrependidos de seus pecados.
Vale destacar que para alcançar as indulgências, antes de passar pela Porta Santa, a Igreja Católica orienta que é preciso receber o Sacramento da Penitência (confissão), participar da Missa, comungar, fazer a Profissão de Fé e refletir sobre a misericórdia.
Por determinação do Papa Francisco, pela primeira vez na história da Igreja, não será preciso ir a Roma para receber as indulgências referentes à passagem pela Porta Santa. Ou seja, os fiéis poderão receber as graças jubilares em qualquer diocese, Catedral e/ou Santuário do mundo. A expressão “Porta Santa” se refere exatamente às quatro Portas Santas das Basílicas papais: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros, que ficam sempre fechadas e são abertas somente por ocasião de um Ano Santo. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, as Portas Santas já foram fechadas no Santuário do Morro da Conceição, na Basílica-Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres (Montes Guararapes) e Santuário de Santo Cristo (Ipojuca), restando abertas apenas duas: a da Catedral Metropolitana da Sé em Olinda e a da Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora em Jaboatão, até o próximo domingo.

História- A Igreja Católica deu início à tradição do Ano Santo em 1300, durante o pontificado do Papa Bonifácio VIII, que planejou a realização de um jubileu por século. No entanto, para permitir que cada geração presenciasse ao menos um ano santo, em 1475 foi instituído um jubileu ordinário a cada 25 anos. O jubileu extraordinário, como ocorre agora entre dezembro de 2015 a novembro de 2016, é proclamado por ocasião de um acontecimento particular.

Catedral da Sé.

Catedral da Sé.

A cada 25 anos há um ano santo, mas, de vez em quando, o Papa institui um ano extraordinário da misericórdia. O ano de 2016 é considerado extraordinário porque o Papa Francisco sentiu que o peso do pecado no mundo está muito forte. As pessoas têm que se libertar disso e se voltar para Deus e para o irmão. Sem o perdão dos pecados não há paz no mundo. Conforme a Igreja Católica, até hoje, 26 Anos Santos Ordinários foram proclamados, sendo que o último ocorreu no ano de 2000. Já os extraordinários – dois, ao todo – aconteceram no último século: em 1933, proclamado pelo Papa Pio XI, por ocasião do 19º Centenário da Redenção, e em 1983, pelo papa João Paulo II, pelos 1950 anos da Redenção.

Os fiéis poderão participar do encerramento da Porta Santa nos municípios de Olinda e Jaboatão, vivenciando assim, a graça do jubileu e obtendo a indulgência. A Catedral da Sé representa o Vicariato Olinda e a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, apesar de localizada no município de Jaboatão, foi escolhida pelo Arcebispo Dom Fernando Saburido para representar o Vicariato Vitória de Santo Antão por ser um local tradionalmente procurado por romeiros e fiéis devotos.

13/11 (domingo, às 09h): Catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Sé Metropolitana – Matriz de São Salvador do Mundo
Endereço: Alto da Sé, s/n, bairro do Carmo, Olinda.
Telefone: 3453-3151

13/11 (domingo, às 08h30): Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora – Colônia dos Padres Salesianos.
Endereço: Vila Colônia dos Padres, s/n, Lote 92, Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes. Telefone: 3481-0322

 

Share.

Leave A Reply