Recife vai sediar o 6º Mutirão de Comunicação do Regional NE2

0

O Recife vai sediar, entre os dias 14 e 16 de outubro, o 6º Muticom – Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB, que irá debater “A cultura do encontro e as novas formas de comunicação para uma transformação social”. O evento é dirigido a bispos, presbíteros, religiosos, leigos engajados com a comunicação, agentes da Pascom, profissionais, professores e estudantes da área, e vai acontecer na Universidade Católica de Pernambuco, localizada no centro do Recife. As palestras e mesas redondas acontecerão no auditório e as oficinas serão ministradas em salas de aula climatizadas. Haverá ainda celebrações eucarísticas durante os dias de encontro e uma noite cultural no teatro Santa Isabel.

“É importante não somente oferecer boas palestras e oficinas, mas também receber com uma infraestrutura agradável e eficiente, para que o encontro provoque, nos participantes, desejo de crescer como comunicadores para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo a todos”, afirmou Ir. Elide Fogolari, coordenadora da Comissão de Pastoral para a Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife, que faz parte da organização do evento.

A jornalista Bianka Carvalho será a conferencista da abertura do evento (sexta-feira, 14). O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, vai presidir a missa que precede as oficinas (sábado, 15). Serão oferecidas oficinas sobre redação para web, fotografia, oratória, rádio, comunicação na catequese, textos jornalísticos e captação de recursos, ministradas por profissionais como Ivanildo Silva, Gabriel Marquim, Clarice Freire, Ir. Ivonete Kuerten, Miva Filho, Ir. Mary Elizabete, Francisco Eduardo de Souza Santos, Ricardo Nogueira, Paulo Deérre, Pe. Antônio Xavier e Moisés Sbardelotto.

Também no sábado haverá mesa redonda com participação do Mestre e doutor em Ciências da Comunicação, Moisés Sbardelotto, e do jornalista da Globo News, Gerson Camarotti. À noite, os participantes do 6º Muticom apreciarão a cultura pernambucana – em música e dança – no Teatro de Santa Isabel.

No domingo, último dia do Muticom, o bispo de Campina Grande e referencial da comunicação no Regional NE2, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, vai presidir a santa missa. Em seguida, o escritor e bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolim, vai proferir a palestra de encerramento sobre “a arte de comunicar o Sagrado”.

Dom Helder Camara foi escolhido patrono deste 6º Muticom. A iniciativa tem por objetivo reconhecer a atuação do “Dom da Paz” como exímio comunicador no anúncio do Reino de Deus a todos, sobretudo, aos mais pobres e necessitados. Em tempos de censura, a voz de dom Helder ultrapassou as fronteiras do País e sua palavra chegou aos quatro cantos do mundo.

As inscrições para o 6º Muticom custam 90 reais e devem ser feitas no site www.6muticomne2.com.br. O valor inclui a participação em uma das oficinas oferecidas, almoços, lanches, material didático e ingresso para a Noite Cultural.

Fonte: Pastoral da Comunicação AOR

Share.

Leave A Reply