Arcebispo de Olinda e Recife preside ordenação do novo bispo coadjutor de Juazeiro

0

A Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Boa Vista, em Recife, ficou lotada para a ordenação episcopal do frei franciscano Carlos Eduardo Breis Pereira, presidida neste sábado (07), às 17 horas, pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, acompanhado dos bispos consagrantes Dom José Geraldo da Cruz, de Juazeiro (BA), e Dom José Haring, de Limoeiro do Norte (CE).

Na presença de familiares, amigos, religiosos franciscanos e de outras congregações, a ordenação episcopal de Frei Beto, como é conhecido pelos fieis, aconteceu no dia em que a Igreja celebra solenemente a Ascensão do Senhor, quando Jesus Ressuscitado subiu ao céu, diante do olhar dos apóstolos na Galileia.

O frei franciscano foi eleito Bispo Coadjutor da diocese de Juazeiro, na Bahia, e escolheu como lema de sua missão “Natus est nobis in via – Nasceu por nós no caminho”. Já sagrado bispo, Dom Frei Beto dirigiu-se aos presentes e reverenciou a educação recebida dos pais, José e Marlene, relembrou as comunidades onde serviu e afirmou ser abençoado por ser francisquense (nascido em São Francisco do Sul – SC), franciscano (pelo carisma abraçado) e são franciscano (por trabalhar na região sertaneja do rio São Francisco).

Esta foi a primeira vez que Dom Fernando Saburido ordenou um bispo. Para o arcebispo, Dom Frei Beto é comprometido com os pobres, dedicação própria do carisma franciscano, o que vai fazer grande bem à Igreja, sobretudo diante do quadro de desigualdades sociais, defendendo os direitos humanos e promovendo a cultura da vida e da paz. Sobre a celebração, Dom Fernando afirmou que, em muitos momentos, reviveu a emoção da própria ordenação episcopal, há 16 anos.

Fonte: Pastoral da Comunicação AOR

Share.

Leave A Reply