Papa Francisco acolhe renúncia de Dom Severino Batista, bispo de Nazaré

0

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, na manhã de hoje, 25 de novembro, a decisão do papa Francisco em acolher o pedido de renúncia apresentado pelo bispo da diocese de Nazaré (PE), dom Frei Severino Batista de França, OFMCap, de acordo com o cânon 401, parágrafo 2, do Código de Direito Canônico. Este parágrafo contempla motivos de saúde como causa da renúncia compulsória aos 75 anos de idade, rubricada no 1º parágrafo. Dom Severino tem 70 anos.

Dom Severino Batista de França é natural de Bezerros (PE), nascido em 29 de janeiro de 1945.  É filho de Pedro Batista de França e Maria José dos Apóstolos. Foi ordenado presbítero em 08 de dezembro de 1972, em Bezerros-PE, e bispo, em 07 de outubro de 2004, em Maceió-AL. Tem como lema episcopal “Fiat Voluntas Tua” (Lc 1,38). É especialista em Teologia Espiritual – Franciscanismo.

Dom Severino esteve à frente da diocese de Nazaré (PE) desde 2007, sendo o sétimo bispo desta igreja local. Sucedeu dom Jorge Tobias de Freitas, que ocupou a função de 1987 a 2006. Em sua trajetória episcopal, dom Severino foi bispo auxiliar de Santarém (PA) e responsável pelo Norte 2, OSIB, CRB, CRP.

O conselho de consultores da Diocese elegeu Pe. Antônio Inácio para função de administrador diocesano  até que Roma envie um novo bispo para a diocese.

Share.

Leave A Reply