Conselho Permanente prepara 54ª Assembleia Geral da CNBB

0

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) discutiu, na tarde desta terça-feira, 27, a programação da 54ª Assembleia Geral da instituição. O evento ocorrerá de 6 a 15 de abril, em Aparecida (SP). O arcebispo de Curitiba, dom Antônio Peruzzo, apresentou ao Conselho Permanente uma prévia da pauta da Assembleia. Na ocasião, os bispos fizeram novas contribuições e a proposta será novamente debatida no decorrer da reunião, que prosseguirá até quinta-feira, 29.

Ainda na parte da tarde foram tratados outros assuntos como a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 e a elaboração de três textos sobre: Solo Urbano, Diretrizes para a Pastoral da Educação, Missão e Cooperação.

Solo Urbano

Os encaminhamentos a respeito do texto sobre Solo Urbano foram expostos pelo arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário, que faz parte do Grupo de Trabalho (GT), constituído no ano passado para redigir o material. O GT é composto por bispos, padres e leigos. Segundo dom Belisário, o ponto de partida do texto, trabalhado por meio do método Ver, Julgar e Agir,  é a preocupação com o sofrimento das pessoas diante da atual situação da mobilidade urbana e tem como eixo a questão fundiária.

Diretrizes para a Pastoral da Educação 

Também está em andamento um texto sobre as Diretrizes para a Pastoral da Educação no Brasil. O tema foi abordado pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação, dom João Justino. A expectativa é que seja publicado como Estudos da CNBB (coleção verde).  Dom Justino lembrou que em novembro haverá, em Roma, o Congresso Mundial para a Educação Católica, o que poderá enriquecer ainda mais a redação.

Missão e Cooperação

Aprovado na Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina), em março deste ano, o texto “Missão e Cooperação Missionária” propõe orientações para a animação missionária da Igreja no Brasil. “Espera-se que seja publicado como Estudos da CNBB, já que há poucos subsídios sobre a missão”, expressou o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom Esmeraldo Barreto de Farias.  O texto fala dos desafios contemporâneos da missão, dos fundamentos trinitários, da conversão eclesial, dos horizontes da missão e das tarefas da Igreja Missionária.

Saneamento Básico

“Casa comum, nossa responsabilidade”. Este é o tema da Campanha da Fraternidade (CFE) 2016, realizada pela CNBB em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). “Esta será a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica”, lembrou o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo, padre Marcus Barbosa, durante exposição do tema ao Conselho Permanente.  Para o assessor, a CFE  é um testemunho de unidade, pois é realizada a partir da colaboração conjunta entre as igrejas que fazem parte do Conic.

O foco da Campanha é o saneamento básico. Segundo padre Marcus, “o objetivo é promover o diálogo entre os cristãos sobre questões relacionadas ao saneamento básico, a fim de garantir saúde, justo desenvolvimento e qualidade de vida a todos os cidadãos”.

Padre Marcus recorda, ainda, que a Campanha está em sintonia com a encíclica do papa Francisco, Laudato Si’, que trata da ecologia integral. “Será uma ótima oportunidade para fazer chegar as bases a Laudato Si”.

Share.

Leave A Reply