Arquidiocese de Maceió comemora Dia Nacional da Juventude

0

O último domingo, 27 de setembro, foi especial para os jovens da Arquidiocese de Maceió.  Na ocasião foi comemorado o DNJ – Dia Nacional da Juventude, no Colégio Nossa Senhora do Amparo, cujo tema foi “Jovem construindo uma nova sociedade”. Jovens de vários movimentos e pastorais marcaram presença no evento promovido pelo Setor Juventude da Arquidiocese.

“A alegria, que vem do céu, tomou conta daquele ambiente e, sob uma grande descontração, os jovens, ali presentes, festejaram o seu dia”, comenta o coordenador do Setor Juventude, Pe. Valmir Galdino .

O DNJ acontece em todas as dioceses do Brasil, sempre em datas diferentes, conforme a realidade e organização de cada Setor da Juventude. No início, ele foi uma iniciativa da Pastoral da Juventude (PJ), hoje incorporado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB para ser celebrado em nível diocesano. Neste ano de 2015, O DNJ completou trinta anos.

DSC_0453O encontro contou com a animação de dois ministérios de músicas formados em sua totalidade por jovens. Estes empolgaram a juventude com músicas católicas num ritmo todo juvenil. Pregações de jovens membros de comunidades de vida e um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, também estiveram presentes na programação do evento. Além de testemunhos de um jovem casal, de uma religiosa e de dois jovens, um leigo e outro consagrado.

Na área externa do ginásio, padres se revezaram no atendimento das confissões. Religiosas da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), secção Alagoas, em estandes, expuseram as histórias de suas congregações com promoções vocacionais.

A programação do encontro foi concluída com a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz e concelebrada pelo responsável do Setor Juventude, Pe. Valmir Galdino. Durante a homilia, Dom Muniz enfatizou a importância da juventude na evangelização de outros jovens para a transformação da sociedade.

“A partir de toda a programação vivenciada no DNJ, ficou a certeza que tal iniciativa não foi, apenas, para aglomerar jovens em um espaço demográfico, nem tampouco um ambiente para encontrar pessoas que se gostam e se querem bem, especificamente os jovens.Muito pelo contrário, o nosso Dia Nacional da Juventude foi uma iniciativa de encontro, onde houve maciça participação de jovens, com um único objetivo e finalidade: encontrar-se com Jesus, caminho, verdade e vida. Fazer a experiência com Ele a partir das diversas atividades propostas. E, por fim, fazer a experiência de comunhão com o outro”, comenta o Pe. Valmir Galdino.

Share.

Leave A Reply