Diáconos do Nordeste 2 participaram de encontro de formação

0

A Comissão Regional dos Diáconos do Regional Nordeste 2 (CRD NE2) realizou encontro de formação, de 18 a 20 de setembro, no Seminário dos Franciscanos, em Lagoa Seca-PB, com a participação de 40 pessoas, entre diáconos, esposas e aspirantes ao diaconado. O evento contou com a presença e participação do Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Diác. Zeno Konzen e com a assessoria do Pe. Valter Maurício Goedert, da Arquidiocese de Florianópolis-SC.

A restauração do Diaconado Permanente no Vaticano II foi o primeiro tema de formação, abordado pelo Pe. Valter. Outro tema de estudo foi a Teologia do Diaconado Permanente, a partir da Diaconia de Cristo, apresentando aspectos de Jesus, como “Profeta, sacerdote e Pastor; Absoluta e incondicional entrega; Sumo e eterno sacerdote; A serviço da Vontade do Pai; a ministerialidade da Igreja”.

Pe. Valter também focou a formação a partir das Diretrizes e abordou outros aspectos da formação, com temas como “O Diácono na renovação da Igreja” e ainda “O Diácono no Mundo Secular”. Nesse aspecto, o Pe. Valter chamou a atenção para vários aspectos que merecem a atenção dos diáconos: “diácono não pertence somente à comunidade familiar, mas também à profissão civil (deve ter equilíbrio para não privilegiar a dedicação à igreja e à profissão e negligenciar a família); como os demais profissionais, deve viver do fruto do trabalho profissional; não adianta construir a Igreja, lá fora, se destrói a Igreja Doméstica; o diácono tem espiritualidade secular (familiar, conjugal e laical), mas precisa vivenciar a fé semeando à luz do evangelho; deve dar testemunho da vida cristã”, frisou o assessor.

O encontro foi encerrado no domingo, às 11 horas, com as comunicações do Regional e do Presidente da Comissão Nacional, e a ênfase em relação à fidelidade do diácono para com a anuidade, também chamado “dízimo diaconal”.

Com informações da Assessoria de Comunicação CRD NE2.

Share.

Leave A Reply