Rio receberá cardeais para discutir os desafios para a paz

0

 A Arquidiocese do Rio de Janeiro promove, de 23 de agosto a 5 de setembro, uma extensa agenda de atividades com três cardeais. O Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta receberá o Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, o Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson e o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch. As atividades discutirão como as grandes cidades convivem com os desafios para a unidade e a paz.

Os desafios da evangelização nas metrópoles movem a agenda do Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, no Rio de Janeiro, de 23 a 26 de agosto. O Cardeal vai conhecer a experiência em comunidades em situação de pobreza e violência e ministrar conferências para bispos, sacerdotes, seminaristas, religiosos e leigos. No dia 23, visitará as capelas da Paróquia Santa Rosa de Lima, no Jardim América, a partir das 15h e o Shopping Via Brasil, em Irajá, onde funciona a capela São João Paulo II, com forte trabalho na evangelização de jovens e lojistas.

As atividades seguem para a capela São José Operário, na comunidade Beira Rio, onde são desenvolvidos trabalhos relacionados ao meio ambiente. Visitará também a capela Nossa Senhora Aparecida, na favela Ficap. Nesta comunidade, conhecerá a realidade da violência urbana e fará um momento de oração. Visita também a capela São João Batista, inserida em um contexto de pobreza extrema, e seus arredores, percorrendo cerca de 200 metros. A atuação da paróquia neste local é marcada pela distribuição de 200 pratos de sopa semanalmente.

O purpurado Sistach passará pela Matriz Santa Rosa de Lima, por volta de 17h, de onde sai uma procissão em honra à padroeira. Ao circular pelo bairro, o Cardeal Sistach encontrará 150 locais de evangelização (catequese, catecumenato, círculo bíblico). Ele celebra missa às 18h30, na Igreja Matriz, junto com o Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.

Na segunda-feira (24), o Cardeal Sistach preside o encontro Grandes Cidades, no Sumaré, para cerca de 40 bispos e vigários episcopais do Brasil. Na terça-feira (25) se encontra com os sacerdotes do Rio de Janeiro, no edifício João Paulo II, na Glória, onde também participa de uma coletiva de imprensa. Na quarta-feira (26), o encontro será com os seminaristas do Rio.

O Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, segue programação de 31 de agosto a 2 de setembro. Na primeira conferência, ele dirige-se a leigos, consagrados e diáconos permanentes, às 19h30, no edifício João Paulo II.  No dia 1º de setembro, ele participa do Simpósio “Promoção da Cultura da Paz num mundo em conflito”, realizado pela PUC-Rio, em convênio com a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Gregoriana de Roma. O desafio de construir a cultura de paz traz a responsabilidade ecológica, sobre a qual o Cardeal Turkson tem trabalhado recentemente. No dia 2 de setembro, o purpurado fala ao clero e religiosos, às 9h30, no edifício João Paulo II.

O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, encontra-se com as comunidades judaica e cristã, de 3 a 5 de setembro, no Rio de Janeiro. O primeiro encontro, com a comunidade judaica, será no dia 3, às 19h, no Palácio São Joaquim. No dia 4, realizará conferência no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, às 9h30. Nesse dia, participa também de um momento de oração com denominações cristãs, às 17h, na Catedral Anglicana. No dia 5, reúne-se com os seminaristas.

Fonte: Rádio Vaticano

Share.

Leave A Reply