Arcebispo recebe comunidade alemã que apoia projetos na Arquidiocese

Na manhã desta terça-feira, 03/10, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido recebeu a visita de cortesia de um grupo de dezoito alemães que fazem parte da associação Akpb (Aktionskreis Pater Beda – Amigos do Padre Beda), que encontra-se vinculado a inúmeras dioceses na Alemanha. Acompanhando o grupo, as irmãs Aurieta Xenofonte e Denise Sousa, dirigentes da ONG Turma do Flau e da Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado. A visita teve por objetivo renovar o compromisso da Aktionskreis Pater Beda em continuar apoiando a quatro projetos na circunscrição da Arquidiocese de Olinda e Recife: Turma do Flau, Comunidade dos Pequenos Profetas, Ilha de Deus e Casa Menina Mulher. A irmã Denise destacou que apesar de a Alemanha estar recebendo e apoiando inúmeros refugiados da Síria, a Aktionskreis Pater Beda continuará ajudando aos projetos no Brasil. A Turma do Flau recebe apoio alemão há 35 anos e a Ilha de Deus há 34 anos, segundo informa a dirigente da ONG.

Durante o encontro, o arcebispo metropolitano expressou a sua gratidão à comunidade alemã, em especial a Aktionskreis Pater Beda, por apoiarem projetos sociais no Recife: “Nos sentimos muito felizes em receber a ajuda solidária dos irmãos da Alemanha. Nossa Arquidiocese também conta com apoio de agências de fomento à Igreja Católica, como a Ad veniat e a Miserior”, destacou dom Fernando. O secretário executivo da Akpb, senhor Udo Lohoff, explicou à comunidade alemã que a região metropolitana do Recife, onde atua a Arquidiocese de Olinda e Recife, possui 4,1 milhões de habitantes, 19 municípios e 128 paróquias.

O grupo da Aktionskreis Pater Beda chegou ao Recife no dia 30/09 e já visitou outros projetos nos estados do Pará, Rio de Janeiro e Bahia. Durante a audiência com dom Fernando Saburido, os alemães perguntaram pelo andamento do processo de canonização de dom Helder Camara, arcebispo emérito de Olinda e Recife bastante conhecido na Europa devido à sua luta em defesa dos Direitos Humanos no Brasil. Dom Fernando explicou que a fase diocesana do processo de canonização será concluída em novembro e a etapa seguinte, a fase romana, no Vaticano, será iniciada.

 

Frei Beda Vickerman – O religioso franciscano faleceu aos 80 anos de idade, na Alemanha, com 59 anos de vida religiosa e apoiava e mantinha, através da Aktionskreis Pater Beda, inúmeros projetos sociais com crianças e adolescentes no Brasil. Membro da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, integrava a Fraternidade de Bardel, na Alemanha e era um apaixonado pelo Brasil e pelos pobres, a quem se dedicava como irmão.

Conheça os projetos apoiados pela Aktionskreis Pater Beda – Amigos do Padre Beda, acessando ao site:

https://www.pater-beda.de/

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo