Arcebispo em missão no Litoral Norte e no Litoral Sul

Mostrando que está sempre de prontidão para evangelizar, atento para uma igreja em saída, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, visitou neste domingo, 14/01, dois extremos no território da Arquidiocese: o Litoral Sul e o Litoral Norte. Na parte da manhã, o arcebispo metropolitano acompanhou as atividades da 4ª edição do evento Jesus na Praia, na paróquia de Nossa Senhora do Desterro, no balneário de Porto de Galinhas, município de Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco. Em janeiro, mês de férias e veraneio no local, a praia de Porto de Galinhas recebe um grande afluxo de turistas para visitar suas belezas naturais e os paroquianos do Desterro aproveitam a oportunidade para realizar a festa da padroeira e também para promover o Jesus na Praia, saindo em missão evangelizadora pelos principais pontos da orla. Com o apoio do pároco padre Djanilson Pereira e da Renovação Carismática Católica local, mais de duzentos missionários da paróquia de Nossa Senhora do Desterro e de  paróquias dos municípios vizinhos estiveram envolvidos nas ações do Jesus na Praia, levando A Palavra do Evangelho aos turistas e moradores, por meio de momentos de louvor, oração, apresentações musicais, missões e celebrações eucarísticas.

O ponto alto do evento foi a Santa Missa de encerramento do Jesus na Praia,  presidida por Dom Fernando Saburido, na matriz paroquial, localizada no centro de Porto de Galinhas. Os missionários acolheram calorosamente o arcebispo e expressaram toda a sua alegria em servir ao Senhor. Em sua homilia, Dom Fernando destacou a conexão do momento com a leitura do dia, que mostra a importância em ouvir a voz de Deus, que nos chama para a missão, assim como ocorreu com Samuel. “Samuel colocou-se a serviço da vontade do Pai. Que nós saibamos escutar a voz de Deus, porque Ele fala a cada um de vocês, e possamos nos colocar a serviço d’Ele.”, concluiu o arcebispo. O padre Djanilson Pereira, pároco de Porto de Galinhas, concelebrou a missa com dom Fernando e agradeceu aos voluntários envolvidos na missão, valorizando o empenho de cada paroquiano para fazer de sua vida um testemunho vivo do amor de Deus.

À tarde, a bússola missionária do arcebispo apontava para o Litoral Norte, com destino para Itapissuma, região margeada pelas águas do canal de Santa Cruz. Dom Fernando recepcionou o andor da procissão fluvial na 157ª buscada de São Gonçalo do Amarante, padroeiro do município de Itapissuma. A tradicional festa em devoção a São Gonçalo movimenta toda a cidade e centenas de embarcações e fiéis se aglomeram próximo ao píer de Itapissuma, perto da matriz paroquial.

Após o desembarque do andor, o arcebispo Dom Fernando e o cortejo seguiram em procissão pelas ruas do centro histórico de Itapissuma, até a chegada em frente à matriz de São Gonçalo do Amarante. A missa campal foi presidida por dom Fernando Saburido e concelebrada pelo abade dom Luís Pedro Soares, reitor do mosteiro de São Bento e pelo pároco de Itapissuma, padre Ivan Maciel. Para finalizar os momentos de louvor, a festa do padroeiro foi concluída com show do padre João Carlos.

Em entrevista à Rede Vida, dom Fernando ressaltou que em 2018 a Igreja Católica vivencia o ano do Laicato, reconhecendo o valor do trabalho dos leigos para a consolidação de uma sociedade mais solidária e fiel aos valores cristãos. O pároco padre Gilson evidenciou que a comunidade local de Itapissuma vive em delicada sintonia com a natureza, pois é um município onde existem muitos pescadores, catadores de mariscos e de crustáceos, que dependem das águas dos rios e mangues para tirar o seu sustento. “A comunidade local se inspira no modelo de vida de São Gonçalo, que com a sua fé, conseguiu inúmeras doações para realizar prodígios”, resume o padre Ivan.

(Pascom Arquidiocese)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo