Com informações da Pascom Caruaru
Acolhido por uma multidão de leigos e acompanhado por membros do clero e irmãos no episcopado, dom José Ruy Gonçalves, tomou posse como bispo da Diocese de Caruaru (PE). A solenidade parou a capital do agreste pernambucano no último sábado (21) e reuniu autoridades civis da região.
Após conceder entrevista coletiva à imprensa local, dom José Ruy seguiu de carro aberto acompanhado do agora bispo emérito de Caruaru, dom Bernardino Marchió, pelas principais ruas e avenidas da cidade. O primeiro contato do pastor com as ovelhas se deu em um clima de carinho e acolhimento.
“Nós somos uma terra, como o senhor bem conhece, que vem do Nordeste brasileiro, terra cheia de desafios, cheia de desigualdades. Uma terra de gente de muita fé, de gente empreendedora, trabalhadora, comprometida com o próximo, que mesmo em momentos de adversidades políticas e econômicas, mesmo nesses momentos, podemos olhar uns para os outros. Espero que assim como Dom Dino o senhor possa nos dar as mãos, não só para a Igreja Católica, mas para todos”, declarou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.
Em sua primeira homilia enquanto bispo de Caruaru, dom José Ruy, trouxe à tona temáticas sociais relevantes como a prevenção ao suicídio, ressaltando que essa também é uma das missões da Igreja. “O início da primavera é para a Igreja também uma lembrança do papa bom, João XXIII, mas é também a marca do Setembro Amarelo, e quantas pessoas têm tirado a sua própria vida todos os dias? E a igreja não pode fechar os olhos para esta realidade”, disse.
“Quatro bispos me precederam, foram lembrados com carinho pelo dom Bernardino em quatro capítulos, e hoje se inicia mais um. Mais bonito que celebrar a chegada de um novo bispo, mais bonito que o início da primavera, é celebrar a festa de São Mateus neste dia. O desafio maior de nós bispos é ser sucessor dos apóstolos”, completou o novo bispo.
A Diocese
A Diocese de Caruaru é formada por 19 municípios do agreste pernambucano, que segundo o IBGE reúne uma população estimada em quase 950 mil habitantes. No território diocesano, há 43 paróquias e sete áreas pastorais, e um clero composto por 79 sacerdotes e 15 diáconos permanentes. A Igreja local contabiliza, atualmente, 25 seminaristas, 17 institutos religiosos e 16 novas comunidades católicas.