4º Congresso Missionário Nacional – Informações importantes !

Informações para os meios de comunicação

 

Os congressos missionários nacionais são realizados em preparação aos congressos missionários continentais que acontecem a cada cinco anos. O objetivo principal é proporcionar um forte momento de reflexão, animação e articulação da natureza missionária da Igreja e de sua tarefa evangelizadora, com enfoque na missão ad gentes (aos povos) e além-fronteiras.

 

O 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) acontecerá nos dias 7 a 10 de setembro em Recife (PE). As principais atividades terão lugar no Colégio das Damas (Av. Rui Barbosa, 1426), bairro das Graças, zona norte da capital pernambucana.

 

Tema: A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída.

Eixos temáticos

  1. Alegria do Evangelho
  2. Sinodalidade e comunhão
  3. Testemunho e profetismo

Eixo transversal

Igreja em saída na perspectiva ad gentes.

 

O tema está em comunhão com o Papa Francisco, que nos convida a uma nova etapa evangelizadora marcada pela alegria. Além disso, o 4º Congresso Missionário Nacional está em sintonia com o V Congresso Missionário Americano (CAM 5), a realizar-se nos dias 10 a 14 de julho de 2018, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), com o tema: “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”.

 

Objetivo geral do 4º CMN

Impulsionar as Igrejas no Brasil para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo, no compromisso com “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem” (cfr. GS 1).

 

Objetivos específicos

  1. Preparar o V Congresso Missionário Americano (CAM 5), julho de 2018, na Bolívia.
  2. Aprofundar o compromisso com a proposta da Igreja em saída.
  3. Promover a integração das forças missionárias da Igreja do Brasil.
  4. Incentivar a cooperação intereclesial e a missão ad gentes.
  5. Celebrar a caminhada missionária da Igreja no Brasil.

 

Para comunicar esses objetivos e destacar os conteúdos do Congresso, a organização criou uma arte visual (ver Cartaz) que destaca a sinodalidade e a comunhão da Igreja. O cartaz evidencia os diferentes sujeitos da missão (leigos e leigas, consagrados e consagradas, padres, bispos e o papa), representantes de todas as idades e diversas etnias que caminham juntos depois de terem sido encontrados por Jesus Cristo. A arte visualiza a Igreja em saída que decide partir para dialogar e testemunhar a alegria do Evangelho até os confins da terra, com particular atenção às periferias do mundo, em uma atitude de misericórdia.

A Igreja é chamada a estar em saída como o seu Senhor que “sabe ir à frente, sabe tomar iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos” (EG 24).

Participantes

O 4º CMN conta com a participação de 700 pessoas, entre as quais, 600 delegados representantes dos 18 regionais da CNBB e das forças missionárias no Brasil e outros 100 convidados. Cada Regional dispôs de um número de vagas conforme a própria realidade local. As inscrições foram efetuadas por meio dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), mediante a contribuição de R$ 200,00 cada.

 

Hospedagem

Os participantes do 4º CMN serão acolhidos pelas famílias da arquidiocese de Olinda e Recife que é responsável pela infraestrutura, transporte, hospedagem, alimentação, credenciamento, animação, liturgia, bem-estar/saúde, segurança e limpeza. Para isso, foram constituídas equipes de trabalho envolvendo cerca de 100 voluntários das pastorais e movimentos.

 

Metodologia

Os trabalhos do Congresso serão iluminados por quatro palavras inspiradoras:

ENCONTRAR; CONTEMPLAR; DISCERNIR; COMPROMISSO

Para tratar do tema central, estão programadas cinco grandes conferências nas manhãs de sexta-feira e sábado. Estas serão precedidas por testemunhos missionários editados em vídeo.

Conferências (ver a Programação)

  1. Igreja em saída na perspectiva ad gentes – Pe. Estêvão Raschietti, missionário Xaveriano e diretor do Centro Cultural Guido Conforti em Curitiba (PR)
  2. Testemunho e Profetismo – Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho (RO) e Presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)
  3. Sinodalidade – Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) e Presidente da CNBB.
  4. Comunhão eclesial– Prof. Lúcia Pedrosa Pádua, doutora em Teologia e professora na PUC-Rio.
  5. A alegria do Evangelho– Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR).
  6. Após as conferências haverá fila do povo para perguntas e contribuições.

 

Oficinas: os temas serão aprofundados em oficinas organizadas por sujeitos da missão, nas tardes de sexta-feira e sábado: Leigos e Leigas; Comipas; Comidis; Comires; Famílias Missionárias; Igrejas-irmãs; Infância e Adolescência Missionária (IAM); Juventude Missionária (JM); Missões Populares; Ad Gentes; Vida Consagrada; Diáconos; Padres; Bispos; Seminaristas; Teólogos e missiólogos; Formadores (as); Povos originários; Migrantes.

 

Preparação

No processo de preparação os regionais da CNBB e dioceses promoveram congressos locais para refletir sobre o conteúdo do Texto-base do 4º CMN. Seguindo o método Ver, Julgar e Agir, o documento de 56 páginas contempla três eixos temáticos: I) A Alegria do Evangelho; II) Sinodalidade e Comunhão; e III) Testemunho e Profetismo. Nesses três eixos, há um eixo transversal que percorre todo o documento: a Igreja em saída na perspectiva ad gentes.

 

Coletiva de Imprensa lançamento da Campanha Missionária 2017

Durante a programação do 4º CMN está marcado para a sexta-feira às 16h30, no auditório do Colégio das Damas o lançamento da Campanha Missionária 2017.

Participação: Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispos auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

Pe. Maurício da Silva Jardim, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Irmã Irene Lopes, assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia.

 

Coordenação

Presidente: Dom Esmeraldo Barreto de Farias – bispo auxiliar de São Luiz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

Vice-presidente: Irmã Maria Inês – presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Presidente de honra: Dom Antônio Fernando Saburido, OSB – arcebispo de Olinda e Recife.

Presidente Executivo: Pe. Maurício da Silva Jardim – diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM)

Secretário executivo: Pe. Josenildo Tavares – coordenador de Pastoral da arquidiocese de Olinda e Recife

 

Realização

O Congresso é promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a arquidiocese de Olinda e Recife.

 

Colaboradores

Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Comissão Episcopal para Amazônia, Centro Cultural Missionário (CCM) e Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil (CRB).

 

 

Memória dos Congressos Missionários Nacionais

 

O 1º Congresso Missionário Nacional (1º CMN) aconteceu nos dias 17 a 20 de julho de 2003, na cidade de Belo Horizonte (MG). O evento preparou a Igreja no Brasil para o 2º Congresso Missionário Americano e 7º Congresso Missionário Latino-americano (CAM 2 – COMLA 7) realizado na Guatemala. Refletiu-se sobre os fundamentos trinitários da missão, a gratuidade da Missio Dei, o protagonismo dos pobres e dos outros, as pequenas comunidades e a articulação missionária. Tema: “Anunciar o Evangelho da paz a partir da pobreza, da alteridade e do martírio”.

 

O 2º Congresso Missionário Nacional (2º CMN) foi realizado de 1º a 4 de maio de 2008 em Aparecida (SP), após um ano e no mesmo local onde os bispos do Continente haviam se reunido para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano. Tema: Do Brasil de batizados ao Brasil de discípulos missionários sem-fronteiras. Lema: Igreja no Brasil: escuta, segue e anuncia.

Objetivo geral: Assumir a nossa “natureza missionária”, guiados pelo Espírito, a serviço do Reino, à luz do Documento de Aparecida, em vista do o 3º Congresso Missionário Americano e 8º Congresso Missionário Latino-americano (CAM 3 – COMLA 8) realizado em Quito, no Equador, no mês de agosto daquele ano.

 

O 3º Congresso Missionário Nacional (3º CMN) foi realizado nos dias 12 a 15 de julho de 2012 na cidade de Palmas (TO). Tema: Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II. O evento serviu de preparação para o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino-americano (CAM 4 – COMLA 9), celebrado na Venezuela de 26 de novembro a 1º de dezembro de 2013.

 

Chegamos ao 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) na cidade de Recife (PE), de 7 a 10 de setembro de 2017. Tema: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

 

 

História dos Congressos Missionários

Destacar a universalidade da salvação e assumir o compromisso com a missão ad gentes passando do apenas “receber” ao envio de missionários e missionárias além-fronteiras. Esse espírito é o fio condutor dos congressos missionários latino-americanos (COMLAs) promovidos pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com as conferências episcopais.

 

Os COMLAs tiveram origem em 1977 com os congressos missionários nacionais do México, um dos primeiros países da América Latina a organizar-se na dimensão missionária. Até 1977, o México já havia realizado seis congressos missionários nacionais. Nesse ano, celebrou-se o 7º Congresso Missionário Nacional mexicano, em Torreón.

 

Por iniciativa do cardeal Agnelo Rossi, então prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, enviado especial do papa ao evento, foram convidados ao Congresso os bispos responsáveis das comissões missionárias, das respectivas conferências episcopais e os diretores nacionais das Pontifícias Obras Missionárias de vários países latino-americanos. Essa representatividade deu um caráter quase continental ao evento.

O Congresso de Torreón tornou-se, assim, o 1º Congresso Missionário Latino-Americano (COMLA 1). Surgiu, então a proposta de repetir a experiência em nível de América Latina, a cada cinco anos.

No ano de 1999, por ocasião do COMLA 6, em Paraná (Argentina), o Congresso incluiu todos os países do Continente americano, tornando-se assim o 1º Congresso Missionário Americano (CAM 1), mantendo ao mesmo tempo, a história dos COMLAs em um único evento. Passou-se a utilizar as duas siglas (CAM – COMLA). Em 2015 decidiu-se adotar somente a sigla CAM, em português, Congresso Missionário Americano.

Nos dias 10 a 14 de julho de 2018, em Santa Cruz dela Sierra, na Bolívia, celebraremos o CAM 5.

 

Histórico

1977 – COMLA 1, Torreón (México)

1983 – COMLA 2, Tlaxcala (México)

1987 – COMLA 3, Bogotá (Colômbia)

1991 – COMLA 4, Lima (Peru)

1995 – COMLA 5, Belo Horizonte (Brasil)

1999 – CAM 1 – COMLA 6, Paraná (Argentina)

2003 – CAM 2 – COMLA 7, Cidade da Guatemala (Guatemala)

2008 – CAM 3 – COMLA 8, Quito (Equador)

2013 – CAM 4 – COMLA 9, Maracaibo (Venezuela)

2018 – CAM 5, Santa Cruz de la Sierra (Bolívia)

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo